Com hiperconvergência, Neoenergia melhora processos e ganha produtividade

Empresa adotou plataforma da Nutanix para otimizar operação de subsidiárias e aumentar confiabilidade do abastecimento de energia elétrica

Author Photo
3:33 pm - 10 de junho de 2021
smartgrid, elétrica, torre, eletricidade,

A Neoenergia é uma empresa do setor elétrico. É controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, e atua com geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia elétrica, atendendo cerca de 15 milhões de residências em dezoito estados e Distrito Federal através de marcas como Elektro, Coelba, Celpe e Cosern, entre outras. A empresa utilizava uma infraestrutura de TI baseada em arquitetura tradicional de três camadas, o que trazia complexidade de gerenciamento do ambiente distribuído entre diversos sites e subsidiárias.

A maior necessidade da empresa era de uma infraestrutura que atendesse às exigências do negócio, principalmente performance no fluxo e cruzamento de dados para a área de TO (tecnologia operacional). A empresa então decidiu investir em uma solução de hiperconvergência (HCI) da Nutanix, implementada pela integradora paulista Populos.

O objetivo: centralizar e simplificar a gestão da estrutura operacional e tecnológica de quatro subsidiárias – Celpe (PE), Coelba (BA), Cosern (RN) e Elektro (SP e MT). Também desenvolver um ambiente que trouxesse resiliência e disponibilidade às aplicações, de modo a promover a integração dos diferentes sistemas operacionais e bancos de dados nas concessionárias.

Leia mais: Estudo: no 5G, teles se tornarão provedores estratégicos de nuvem

O trabalho envolveu consultoria e implantação de plataforma. Além de centralizar em uma única plataforma os processos internos voltados à operação do sistema elétrico e infraestrutura tecnológica das subsidiárias, a nova infra também permitiu aumento da performance de processamento, mais estabilidade e escalabilidade de dados em comparação à tecnologia anterior.

O projeto também envolveu otimizar cargas de trabalho da equipe de O&M (organização e manutenção) de infraestrutura e automatização da gestão de alguns processos da plataforma hiperconvergente que suportam sistemas relacionados ao fornecimento de energia, manutenção da rede, medição de energia, ativação de pontos elétricos, acesso a bancos de dados de sistemas operativos, sistemas SCADA, entre outros ambientes de missão crítica. O provisionamento de ativos, que poderia demorar dias, é realizado em poucos minutos.

A implantação levou 45 dias para uma infraestrutura de 68 nós nas quatro subsidiárias, com imediata melhoria nos processos internos da Neoenergia. A infraestrutura de rede mais robusta é, segundo o supervisor de sistemas de tempo real e cibersegurança da Neoenergia, Bruno Agra, um esforço para a implantação de redes elétricas inteligentes, ou Smart Grids.

“A opção pela hiperconvergência, como ambiente de infraestrutura, representa um salto na qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras”, diz o executivo, que acrescenta que esse ambiente unificado será a base de sustentação para os sistemas utilizados para operar o Sistema Elétrico na Neoenergia.

Nuvem e futuro

A proteção dos dados é outra vantagem elencada pela fabricante. O projeto da Neoenergia segue melhores práticas de cibersegurança. Embora não seja um plano imediato da companhia, a solução poderia ser integrada à nuvem pública sem necessidade de novas implementações ou trocas de plataformas.

Os usuários do sistema são o time de TO e parceiros da Neoenergia. Eles não sofreram com modificações significativas na interface e continuam utilizando um sistema ao qual já estavam acostumados.

“A tecnologia de hiperconvergência da Neoenergia já é considerada um dos maiores projetos da Nutanix na América Latina não só pela sua dimensão e ganhos gerados, mas também porque o novo ambiente tecnológico será a base de sustentação para os sistemas utilizados para operar na rede da Neoenergia”, diz Gabriel Amorim, engenheiro de sistemas da Populos, empresa responsável pela implementação.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.