Com Google Cloud, Myralis melhora em 80% a usabilidade do SAP

Migração foi realizada em três meses, durante período de maior volume de vendas do laboratório farmacêutico

Author Photo
9:01 am - 25 de agosto de 2021
nuvem perspectivas destaque Imagem: AdobeStock

O laboratório brasileiro Myralis, referência nacional na produção de vitamina D e outros medicamentos, decidiu levar sua infraestrutura de SAP à nuvem do Google Cloud. O intuito era acelerar sua estratégia de inovação, simplificando processos operacionais por meio dos benefícios oferecidos pela nuvem.

Para realizar a migração, a Myralis contou com a parceria da SantoDigital, consultoria especializada em fornecer serviços e soluções focados em cloud computing. O processo foi realizado em três meses e sem interrupções durante o período de maiores vendas.

A mudança para a nuvem propiciou uma melhoria de 80% na usabilidade do sistema, resultado de uma alta performance e baixa latência, mesmo com uma comunicação feita via VPN (rede virtual privada). A geração de relatórios passou de horas para minutos, assim como os processos de backup e restauração de dados. Além disso, hoje é possível restaurar um ambiente SAP em até seis minutos.

Leia também: Com automação, Aché aumenta produtividade de planta fabril em 35%

“Quando procuramos a SantoDigital e o Google Cloud, pensávamos que, por sermos uma empresa média, brasileira, talvez seríamos só mais uma para eles. E não foi o que sentimos. Tivemos uma conversa muito bacana sobre futuro e estratégia, as portas foram abertas de uma maneira bem diferente dos outros parceiros”, recorda Denis Carnevalli, diretor de tecnologia da Myralis.

Para Alberto Oppenheimer, diretor de soluções e vendas para a América Latina do Google Cloud, o projeto com a Myralis e a SantoDigital demonstra o potencial consultivo das tecnologias oferecidas pela gigante de tecnologia.

Migração

A SantoDigital apresentou à Myralis uma análise comparativa entre o que o ambiente anterior proporcionava e o que o Google Cloud poderia oferecer em questões de recursos e custos. Uma vez aprovado o projeto, o parceiro apoiou todo o processo de mudança.

“O papel da SantoDigital foi provisionar o ambiente, definindo acessos e configurações de acordo com as melhores práticas do Google, para que o time técnico da Myralis pudesse realizar a migração”, destacou Enrico Roman, gerente de TI da SantoDigital.

Anteriormente, a farmacêutica utilizava a plataforma SAP como seu sistema de gestão central em um ambiente on-premise. Essa infraestrutura própria não permitia rodar múltiplas ações ao mesmo tempo sem comprometer o desempenho, o que gerava um impacto operacional e afetava a área de negócios.

A nova infraestrutura é baseada no Compute Engine, serviço do Google Cloud que possibilita criar e executar máquinas virtuais. A solução também permitiu ampliar o número de integrações com outros serviços, como o sistema da Secretaria da Fazenda ou ambientes legados da empresa, com agilidade. Agora é possível não só acompanhar o ritmo das demandas de negócio, como superar metas de produtividade.

O projeto ainda recebeu a validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos três tipos de qualificação necessárias para a indústria farmacêutica – instalação, operacional e performance.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.