Com automação, Aché aumenta produtividade de planta fabril em 35%

Armazém vertical inaugurado há 10 meses na planta de Pernambuco permite à empresa farmacêutica avançar para indústria 4.0

Author Photo
9:15 am - 23 de agosto de 2021
Aché

Desde que abraçou o conceito de Indústria 4.0, o Aché Laboratórios Farmacêuticos alcançou resultados significativos em termos de economia e produção. Após dez meses de implementação de tecnologias de automação importadas da Suíça e da Alemanha na planta fabril de Pernambuco, localizada no Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Cabo de Santo Agostinho, a companhia registrou um aumento de 35% na produtividade. Além disso, aumentou sua capacidade de armazenagem, que passou de 3 mil posições pallets para mais de 16 mil posições pallets.

“A estruturação do armazém vertical e a implementação das novas tecnologias na planta de Pernambuco surgiu a partir de um desejo da companhia em otimizar e tornar mais ágil nossa produção e logística, garantindo maior integração e melhor controle dos processos, além de mais segurança e qualidade ao armazenamento dos medicamentos”, afirma Márcio Freitas, diretor executivo de Operações do Aché.

Para associar a automação a iniciativas sustentáveis, implementou-se um armazém vertical automatizado. Isso foi possível com apoio de sistemas de informação que integram as áreas de produção, utilidades e logística, gerando dados de forma rápida e segura para análises de desempenho.

Leia mais: Futuro da transformação digital envolve dados, pessoas e arriscar

A estratégia de implantação da solução foi definida visando melhor aproveitamento dos recursos naturais e redução de impactos negativos no meio ambiente. “Todas nossas ações contam com um olhar analítico para que possamos extrair o melhor de nossas estruturas causando o mínimo impacto ao meio ambiente”, acrescentou.

Até o momento, foram investidos R$ 510 milhões na unidade fabril. A expectativa é que cerca de R$ 800 milhões sejam investidos no total, aportados na estrutura física, equipamentos e tecnologias.

Tecnologia no controle

Para abastecer a nova fábrica, a empresa investiu em AGVs (automated guided vehicle, que são veículos inteligentes que fazem as movimentações das cargas dentro da fábrica, e em “transelevadores”, que atuam em todas a movimentações dentro do armazém vertical armazenando os produtos de acordo com os parâmetros sistêmicos e de boas práticas de fabricação.

Os equipamentos são mais seguros e ágeis e precisos em comparação às operações manuais, aumentando a produtividade e a segurança das pessoas e dos produtos. Outra vantagem é a possibilidade de operacionalizar os equipamentos 24 horas por dia, o que agiliza os processos e garante a pontualidade em cargas, descargas e abastecimento das linhas de produção. Estas tecnologias estão integradas a sistemas de gestão operacional que garantem maior eficiência na logística da companhia.

A implementação do sistema MES (manufacturing execution systems), iniciada no início do ano, deve ser concluída em 2023. O objetivo é disponibilizar online todos os dados do lote de um produto, incluindo dados de rastreabilidade.

“O Aché é o primeiro laboratório farmacêutico brasileiro a reunir todas essas soluções em uma única planta fabril. Estamos animados e orgulhosos com os resultados e acreditamos que este seja o caminho para o desenvolvimento de um trabalho cada vez mais excelente”, comenta Freitas.

Economia e sustentabilidade

Durante a estruturação da planta, o Aché encontrou a oportunidade de aplicar inovações tecnológicas para captar recursos naturais da região e, consequentemente, reduzir custos. A empresa investiu em sistemas de captação de água da chuva e de condensação dos processos industriais, placas fotovoltaicas para aquecimento da água em banheiros. Além disso, reflorestou o local por meio de plantação de 7.450 mudas em 4,47 hectares, além de implementar protocolos para gerenciar o descarte de resíduos.

A planta industrial de Pernambuco tornou-se referência para as quatro demais fábricas do laboratório no Brasil, que estão passando por melhorias contínuas para alcançar maior nível de automatização.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.