Com foco em segurança digital, Semantix colabora com Apache Spot

Author Photo
4:51 pm - 22 de agosto de 2017
segurança segurança

A previsão de que os ataques cibernéticos cresceriam 57% em 2017, feita pela PSafe, parece ter se tornado realidade. Tentativas de pshising e malwares como o vírus WannaCry, que em maio desse ano atingiu mais de 70 países e 200 mil computadores, levaram 28% das empresas brasileiras a aumentarem seus orçamentos de cibersegurança nos últimos 12 meses, segundo estudo da Ernst & Young (EY).

Nesse cenário, iniciativas como o Apache Spot se tornam essenciais para levar novas ferramentas e melhores soluções de tecnologia para organizações de todo o mundo. O projeto reúne diversas companhias que, de forma colaborativa, estão construindo uma plataforma capaz de detectar, investigar e remediar ameaças. A Semantix, especializada em soluções de big data, IoT e nachine learning, é a única empresa brasileira a dividir sua expertise com grandes nomes do mercado como Intel, Cloudera, Endgame e Centrify.

“A Intel, que é nossa parceira em outros projetos, estava em busca de especialistas em analytics que pudessem auxiliar em alguns módulos do produto, e a Semantix foi a escolhida para isso”, comenta Leonardo Santos, CEO da Semantix. “Nosso foco está na melhoria da interação humana com a plataforma, no intuito de enriquecer os dados e possibilitar maior aprendizado para os analistas. Esse trabalho é contínuo, pois visa otimizar o sistema de cada cliente, sendo aprimorado com os diferentes comportamentos de cada ambiente”, explica Santos.

A participação no Apache Spot permitirá à Semantix incorporar a solução de segurança aos clientes brasileiros e latino-americanos, mercado que já é visado pela empresa por ser uma das empresas na área de dados, inteligência artificial e internet das coisas de maior crescimento na região, de acordo com a revista Silicon Review.

Mercado de cibersegurança é promissor

“Ataques de hackers, vírus que podem invadir centenas de milhares de máquinas e dispositivos sendo clonados com cada vez mais facilidade. Tudo isso gera aumento da preocupação com proteção por parte das empresas de todos os portes e segmentos”, segundo Santos. Esse contexto afeta os negócios da Semantix, que registrou aumento de quase 30% em soluções de big data analytics com foco em segurança.

“Temos casos de sucesso com grandes clientes como empresas do ramo financeiro e de telecomunicações, o que prova a necessidade de um olhar mais atento para esse tema”, comenta o executivo. A Semantix já incluiu em seu roadmap a automatização de regras de firewall para classificar corretamente cada tipo de ameaça, além de analisar e identificar conexões suspeitas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.