Com Business Intelligence, Unimed Maceió avança transformação digital

Operadora implementou plataforma da Qlik para gestão de áreas estratégicas e colhe bons resultados

Author Photo
3:10 pm - 08 de outubro de 2020

Em busca de sua transformação digital, a Unimed Maceió implementou plataforma da Qlik para gestão de áreas estratégicas e fundamentais para as operações do sistema na região do estado de Alagoas. A operadora contou com o Grupo Toccato e a WCW Software para implementação do Business Intelligence (BI) que trouxe visão analítica necessária para a rotina corporativa.

Antes da implementação, a operadora encontrava lentidão para conseguir o acesso à informação. Hoje, o BI tornou-se indispensável e utilizado por diferentes áreas, tendo se tornado a principal ferramenta para análise de indicadores e gestão da Unimed Maceió. Segundo a operadora, como reflexo do uso da plataforma, novos desenvolvedores e profissionais da área de TI foram contratados e treinados exclusivamente para sua utilização.

Sérgio Morais, Coordenador de TI da Unimed Maceió, explica os ganhos com a utilização do BI. “Rapidez no desenvolvimento dos painéis e a facilidade de integrar com diversas fontes de dados são os principais benefícios”, destaca o executivo. “Hoje, temos mais de 30 painéis rodando, sendo que cada área tem acesso aos seus respectivos dados. Utilizamos duas soluções de ERP e a Qlik atua como fonte de integração desses dados”, explica.

De acordo com Washington Andrade, CIO da WCW Software, os ganhos com a implementação da ferramenta na Unimed Maceió crescem exponencialmente. “Os dashboards são utilizados por todas as áreas e times, o que proporciona acesso rápido e fácil às informações. Nós os ajudamos com treinamentos e capacitações, para que a ferramenta pudesse ser usufruída ao máximo. Vemos que os ganhos internamente permanecem em constante crescimento”, aponta.

Já Guilherme Tavares, CEO do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do Grupo Toccato, pontua que em um momento tão delicado como o atual, ter o respaldo da tecnologia certamente ajuda os negócios a se estabilizarem. “A Unimed Maceió vem desempenhando um trabalho essencial, principalmente no período da pandemia. A operadora conseguiu estruturar o hospital de campanha em Alagoas, buscando o máximo de cuidado com a saúde de seus beneficiários. Vemos que a inteligência analítica os ajuda a crescer a todo instante e traz uma visão fundamental para essa área”, ressalta.

Para 2021, a ideia é que aconteça uma expansão tecnológica na operadora. Com a pandemia do novo coronavírus, houve uma necessidade mais urgente relacionada à análise de dados, sendo que está nos planos da Unimed Maceió a criação de uma área estratégica para análise preditiva.

“Buscamos nos adiantar a alguns problemas. Nosso desafio está sendo a estruturação de uma área de ciência de dados que nos dê a condição de nos adiantarmos aos problemas”, finaliza Sérgio.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.