Com apoio do Google, plataforma conecta iniciativas de combate à COVID-19

Plataforma conecta iniciativas públicas e privadas para a produção de equipamentos médicos de baixo custo

Author Photo
1:30 pm - 11 de junho de 2020

A Olabi, organização social que busca democratizar a produção de tecnologias no Brasil, anuncia parcerias para conectar iniciativas públicas e privadas que estejam produzindo suprimentos hospitalares e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais de saúde. A iniciativa tem o apoio, dentre outras organizações, do Google.org, braço filantrópico do Google.

A parceria vai ocorrer por meio da recém-lançada ProtegeBR, plataforma online que já reúne mais de 200 iniciativas locais e está ajudando a conectar instituições de saúde a fornecedores e fabricantes de equipamentos, como ventiladores, respiradores, entre outros, com objetivo de ajudar no combate à COVID-19.

O programa mantém contato com secretarias municipais e estaduais de saúde e instituições que possuem envolvimento com essas demandas, além de convidar indústrias para fabricar equipamentos já prototipados, testados e validados por hospitais, com protocolos abertos que podem ser replicados, em um esforço para aumentar a escala de produção. O foco é estimular doações de suprimentos hospitalares para hospitais públicos, universitários e filantrópicos, principalmente.

A plataforma visa conectar médicos e profissionais da indústria, na formação de uma rede global para a troca de informações, teste de protocolos abertos, fabricação de protótipos, experimentação de soluções e produção de equipamentos. As redes têm chamado a atenção para a possibilidade de produzir localmente, a baixo custo e de forma ágil.

“Os laboratórios universitários e makers são iniciativas cidadãs que têm feito um trabalho muito relevante de prototipar e testar produtos, atendendo demandas em baixa escala. É um excelente convite para que a indústria e quem tem infraestrutura mais robusta mudem suas produções e se juntem a esta causa tão urgente”, anuncia Gabriela Agustini, diretora do Olabi e coordenadora da ProtegeBR.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.