Com APIs do Google Maps, Box Delivery mira expansão latino-americana

Startup santista cresceu sete vezes durante a pandemia e dobrou capacidade de entrega. Expectativa é faturar R$ 102 milhões em 2021

Author Photo
10:18 am - 31 de maio de 2021
Entregador da Box Delivery. Foto: Igor Gustavo Rodrigues Santos / Divulgação

Um dos grandes desafios para os serviços de aplicativo de entregas é a eficiência. Isso porque é preciso, primeiro, identificar onde está o estabelecimento que prepara o pedido e rapidamente deslocar o entregador disponível mais próximo. Depois, a rota do entregador até o cliente precisa ser o mais rápida possível, mesmo em cidades com trânsito desafiador.

O Box Delivery, serviço de entrega via aplicativo fundado em Santos (SP) e com sede na capital paulista, adotou a tecnologia de geolocalização do Google Maps para lidar com o imenso desafio. Isso porque a empresa atua em 129 cidades de 22 estados, atendendo grandes redes de fast food (como McDonald’s, Madero/Jeronimo, Spoleto, Bob’s, China in Box e outros).

São 5 mil estabelecimentos cadastrados e mais de 3 milhões de entregas realizadas.

Leia mais: Com pandemia, 80% das empresas brasileiras dizem ser dependentes de dados

“A precisão de geolocalização fornecida pela plataforma Google Maps nos permite oferecer a melhor experiência aos clientes”, diz Renato Neto, cofundador e CTO da Box Delivery. “Sem as APIs da plataforma, não teríamos conseguido dobrar a capacidade de atendimento da nossa frota, sem aumentar consideravelmente o número de entregadores”.

As funcionalidades do Google Maps se integram a plataforma da Box Delivery por meio de uma API, fornecida em parceria com a Geoambiente, parceira do Google e revendedora da plataforma. “Com base no suporte especializado e relatórios de consumo enviados pela Geoambiente, conseguimos implementar melhorias constantes e dar continuidade ao nosso crescimento”, diz Denis Lemela, cofundador e CIO da startup santista.

O consumo de serviços online cresceu durante 2020 como impacto das medidas de isolamento social. A Box Delivery bateu recordes no volume de pedidos realizados no app durante o ano passado. O sistema logístico se valeu da Google Maps Platform (GMP) para atender ao salto nas demandas.

Como resultado a empresa dobrou a capacidade de atendimento da frota de entregadores. E registrou crescimento sete vezes superior ao ano anterior.

Solução em detalhes

Para que os pedidos cheguem ao consumidor sem atrasos, o sistema da Box Delivery é integrado a várias APIs do Google Maps. Uma delas é a Autocomplete API, que agiliza o checkout ao sugerir endereços possíveis enquanto o usuário digita onde quer receber o pedido e evita possíveis erros na entrega.

Já a Geocoding API determina a latitude e longitude de destino. Com a API Directions, o sistema traça uma rota com a distância entre os pontos (de origem e de entrega). Em seguida, o valor da corrida é precificado com base na quilometragem.

Os mais de 80 mil entregadores cadastrados também contam com o Maps no aplicativo para identificar o endereço com mais agilidade, usando um mapa interativo. No começo da pandemia, os pedidos no aplicativo saltaram de 300 por hora em horários de pico (almoço e jantar) para 3 mil. A demanda exigiu maior previsibilidade sobre a duração de cada entrega e uma roteirização mais precisa.

Por isso a Box Delivery recorreu à Directions Advanced API para determinar rotas multimodais, levando em conta até 25 pontos de referência e permitindo trajetos mais otimizados, com dados de tráfego em tempo real ou preditivo. A API também permitiu que a Box Delivery atendesse grandes redes de fast-food, já que permite agrupar pedidos em um mesmo trajeto. A plataforma da empresa é integrada diretamente com os PDVs desses estabelecimentos.

A partir do momento em que o entregador aceita uma entrega, o sistema envia Estimated Time of Arrival, ou ETA (em português tempo estimado de chegada), para o comerciante, que é capaz de iniciar o preparo do prato no momento certo.

Parcerias e expansão

A Box Delivery atende a mais de 15 mil pedidos diariamente e está em fase de expansão para outras localidades. Para 2021, a expectativa é faturar R$ 102 milhões, mirando em breve a expansão para a América Latina.

Recentemente a empresa lançou a integração de seu sistema com outras plataformas de marketplace delivery, como iFood, Rappi e Uber Eats, para fornecer seu serviço de entrega last mile. Com isso, será possível atender automaticamente aos pedidos desses marketplaces de forma otimizada.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.