Com ações de marketing digital, Colégio Agostiniano São José aumenta em 570 o número de matrículas

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4:41 pm - 06 de setembro de 2017
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O ato de educar vai muito além do processo de transmissão de conhecimentos e da qualificação profissional. Em seu conceito mais amplo, é possível perceber que a prática educacional transforma as pessoas através de valores, princípios éticos, morais e intelectuais, a fim de torná-las melhores para a sociedade e para o mundo.

O Colégio Agostiniano São José, parte integrante da Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência, acredita nestes princípios e, por isso, segue as diretrizes de ensino de Santo Agostinho, teólogo e filósofo dos primeiros anos do cristianismo, que entendia a educação como uma obra divina, que leva a sabedoria e a felicidade ao ser humano.

“Transmissor de conhecimento, o colégio desempenha a sua função com seriedade e competência pautando os valores essenciais à formação do ser humano. Por isso, o educador agostiniano motiva o bom senso, a autonomia, o entusiasmo e a paixão pelo conhecimento”, comenta o Pe. Javier García Martínez, Diretor do Colégio.

Há quase 60 anos atuando na área da educação, o Colégio Agostiniano São José, localizado no bairro do Belenzinho, Zona leste de São Paulo, oferece o que há de mais avançado no segmento de educação, com salas de aula modernas e equipamentos digitais atualizados. Agora, também passa a fazer parte do universo das mídias sociais com campanhas digitais e forte presença on-line.

De acordo com o Pe. Javier, o Colégio é um organismo em constante movimento. “Por isso buscamos atender as exigências do novo milênio e, assim, nos tornarmos mais próximos dos alunos e de suas famílias.”

Para auxiliá-lo em sua estratégia rumo ao mundo digital, e também na fidelização dos alunos e captação de novos, o Colégio contou com a expertise da Sinnapse, uma agência de marketing digital multicanal de alta performance.

Responsável por criar e executar um plano estratégico de marketing digital completo, a Sinnapse traduziu o conceito educacional do Agostiniano São José em ações de marketing de experiência, criando um novo website, calendário de posts no Facebook, campanhas no Google e redes sociais, ambas focadas nos eventos e acontecimentos da escola, além de trabalhar na elaboração de e-books.

“Criamos uma estratégia em que exploramos os conceitos e os princípios da instituição com uma linguagem mais suave e adequada para a nova geração. O objetivo não foi apenas gerar novas matrículas; queríamos que os jovens se sentissem orgulhosos de fazer parte deste Colégio e que seus pais se sentissem seguros, por saber que eles estavam sendo bem cuidados e orientados”, explica Jorge Geras, Presidente e CEO da Sinnapse.

O primeiro passo da equipe foi elaborar um diagnóstico completo de como o site era utilizado, quais as áreas mais visitadas e entender como a marca era vista e pesquisada pelas pessoas. A agência mapeou os concorrentes e suas ações, e foi além, aprofundando-se também nos interesses e preocupações educacionais dos moradores da região. “Somente depois de compilar todas as informações é que nos reunimos para pensar nas ações que seriam realizadas dali para frente”, afirma Geras.

“Em conjunto com o time da Sinnapse conseguimos desenvolver um plano que estava alinhado com nossos propósitos e objetivos. Nossa equipe está sempre em busca de parcerias estratégicas que possam acrescentar valor tanto para nossa instituição, quanto para os pais, alunos e para nossa comunidade”, explica Vagner Garcia, Gerente Administrativo e Marketing do Colégio Agostiniano São José.

Resultados

Por meio de uma equipe dedicada e do monitoramento constante das iniciativas e resultados, a Sinnapse conseguiu 850 contatos de matrícula no canal digital (formulário no site, e-mail, redes sociais, chat), em apenas 5 meses, o que gerou um aumento substancial no número de matrículas efetivas: 570 no total.

Além disso, o site recebeu banners, cores, vídeos, aba dos cursos personalizadas, área de conteúdo com notícias das atividades da instituição, uma área interna para docentes e detalhes sobre a sua proposta de atuação.

Com essas mudanças, o portal incorporou as melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization) e campanhas no Google Adwords, o que levou a um crescimento de 1.500% no número de usuários, comparando o 2º semestre de 2016 – ano da campanha – com o ano anterior, 2015.

A página no Facebook ganhou uma nova identidade com um design mais clean e ao mesmo tempo informativo, abordando temas de interesse para seu público, como notícias que impactam a vida dos estudantes, dicas de estudo, fotos das atividades e festas realizadas, além de informações sobre ações realizadas pela comunidade agostiniana e seus projetos sociais.

Com postagens diárias e conteúdos relevantes, a página registrou um crescimento de 412% no número de curtidas, no período entre janeiro de 2016 a janeiro de 2017.

“A Sinnapse utiliza softwares diferenciados para monitorar todas as ações em tempo real e qualificar todas as reações de forma a manter o marketing do Colégio sempre atualizado. Com isso, conseguimos resultados maiores do que o esperado”, explica Geras.

“Não foi apenas trabalho, conseguimos construir uma parceria com base na confiança, no carinho e dedicação. Estamos surpresos com o nível de comprometimento e qualidade da Sinnapse e mais ainda com os resultados obtidos”, finaliza Pe. Javier.

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