Colégio Albert Sabin leva aula de robótica e programação a alunos do Ensino Fundamental

Author Photo
2:12 pm - 06 de abril de 2016
Colégio Albert Sabin leva aula de robótica e programação a alunos do Ensino Fundamental
O Colégio Albert Sabin, localizado na Zona Oeste de São Paulo, trouxe aula de robótica e programação para alunos do Ensino Fundamental. Por meio do programa Sabin+Esportes&Cultura, o colégio promove, sem acréscimo no valor da mensalidade, 11 modalidades de atividades extracurriculares esportivas e culturais.
Neste ano, as aulas de robótica e programação, destinadas às turmas de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental, passaram por uma importante reestruturação. Até 2015, o curso era realizado em parceria com a ZOOM, empresa brasileira que representa a LEGO Education no País. Porém, em 2016, devido ao desejo de aprimorar a experiência dos alunos, o Sabin encerrou a parceria e, a partir de uma consultoria com a empresa de inovação Caos Focado, desenvolveu um novo curso em um processo de cocriação.
“No final do ano passado, sentimos a necessidade de expandir os conteúdos trabalhados no curso de robótica, incluindo conceitos da cultura maker e o aprendizado de programação. Então percebemos que seria mais interessante se tivéssemos um curso próprio, com professores do Colégio e materiais desenvolvidos por nós”, explica Paulo Fontes, assessor de Tecnologia Educacional do Albert Sabin. O executivo conta também que o curso foi estruturado com base na cultura do ‘faça você mesmo’ e a ideia é que as aulas estimulem a criatividade dos alunos.
Além do aprendizado mais técnico, que contempla a linguagem de programação scratch, o manuseio de placas Makey Makey e prototipagem, o assessor destaca que as aulas de robótica e programação também contribuem para que os alunos desenvolvam qualidades pessoais e aprendam a tomar decisões, elaborar projetos, cooperar e participar de uma atividade coletiva, partilhando liderança. Ao cumprirem as etapas propostas pelo curso e trabalharem essas habilidades, os jovens acabam adquirindo competências que são essenciais para a vida toda.
No primeiro módulo do curso, por exemplo, os alunos participaram de uma competição de Guitar Hero, game musical em que os jogadores tocam clássicos do rock com uma guitarra de brinquedo. Durante as aulas, eles tiveram de construir suas próprias guitarras com papelão, cola e outros materiais do cotidiano. Depois aprenderam a transformá-las em interfaces touchpad, por meio do uso de placas Makey Makey, utilizadas como plataforma de prototipagem eletrônica, com clipes jacaré e cabo USB, para conectá-las a um computador e jogar.
“Assim como as demais atividades do Programa, o valor da aula de robótica e programação pode ser notado em quatro aspectos da formação dos alunos: físico, emocional, cognitivo e social. Além de ampliar seu repertório, desenvolver habilidades motoras, o raciocínio lógico e a aptidão para elaborar estratégias a fim de enfrentar desafios, os jovens fortalecem a sociabilidade, a competência para lidar com vitórias e derrotas e o respeito ao outro e às diferenças”, conclui Fontes.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.