Colaboradores efetivados em distribuidores de TI podem crescer 7,42% em 2022

Principal motivo para turnover de profissionais é ter encontrado uma oportunidade profissional melhor

Author Photo
1:26 pm - 23 de setembro de 2022
pesquisa pesquisa

A Abradisti acaba de lançar o relatório da 5ª Pesquisa Salarial Abradisti 2022, estudo focado nos associados da entidade de distribuidores de TI. De acordo com o documento, houve crescimento de 1,85% no efetivo de funcionários no primeiro trimestre de 2022 e há a estimativa de alta de 7,42% em todo o ano.

Além disso, 80% dos associados cresceram ou mantiveram o número de colaboradores efetivos e a média de crescimento entre janeiro e março de 2022 foi de 6,12%. Segundo a análise do relatório, o balanceamento adequado da composição do pacote de remuneração dos profissionais entre salário fixo (ou salário base SB), remuneração variável e benefícios contribui diretamente para aumentar a competitividade da empresa para engajar os melhores profissionais do mercado.

Avaliar o mercado com atenção ajuda a definir o melhor posicionamento da empresa e a agressividade de seu pacote de remuneração, lembrando que cada nível de cargo exige um posicionamento diferente. Os clientes, por sua vez, premiarão às empresas que melhor se posicionarem nesta competição para fornecerem produtos e serviços.

Leia mais: 75% dos profissionais em home office se consideram extremamente felizes

Entre os principais motivos de turnover na área estão 58% melhor oportunidade profissional; 54% melhor oportunidade salarial; 33% performance incompatível; 29% política de remuneração e benefícios; 25% inadaptação à cultura e valores da empresa; 21% ausência de perspectivas de carreira; entre outros.

Entretanto, 38% das empresas dizem não conceder plano de cargos e salários, 63% não concede participação nos lucros, 58% não possui avaliação por competências e 42% avaliação de desempenho.

Sobre o home office, cada vez mais presente nas discussões de trabalho, 41% disse não ter o trabalho remoto; 27% diz ter flexibilidade total; 23% pede o mínimo de dois dias presenciais; e 5% mínimo de um dia presencial.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.