Cognizant apoia projeto Juntos na TI e realiza Hackathon da Inclusão

Iniciativa tem como objetivo investir na capacitação profissional de pessoas com deficiência e estimular a inclusão

Author Photo
1:00 pm - 23 de novembro de 2018

A Cognizant, empresa mundial de tecnologia e negócios, passa a apoiar o projeto Juntos na TI, que tem como objetivo estimular a inclusão social por meio da capacitação profissional de pessoas com deficiência.

O Juntos na TI está na 9.ª edição e é uma iniciativa de valorização da diversidade que visa a construir uma ponte entre pessoas talentosas, de grupos diversos, e a área de tecnologia da informação e comunicação (TIC).

A 9ª edição do projeto conta com o apoio de 12 empresas da área de TI: Cognizant, Bosch, C6bank, CI&T, DBServer, DXC Technology, HPE, IBM, Microsoft, Optum, SAP e ThoughtWorks. “É um prazer enorme poder fazer parte dessa iniciativa, e nossa expectativa é conseguir influenciar o mercado de trabalho e dar suporte a pessoas com deficiência e incluí-los no mercado de trabalho”, diz Carla Catalan, Head of Talent Acquisition da Cognizant. “Promover a inclusão de pessoas com diferentes habilidades e proporcionar conhecimento técnico para que tenham mais oportunidades é a nossa missão.”

O Brasil tem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, o que representa cerca de 24% da população, conforme censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Contudo, no mercado de trabalho elas são apenas 0,9% do total de carteiras assinadas (Caged, 2015).

“Os dados mostram que o mercado de trabalho no Brasil ainda tem um caminho grande a percorrer em relação à inclusão, seja de pessoas com deficiência, negros, mulheres ou LGBT. O Juntos na TI é um grande e importante passo que a Cognizant está dando em relação à inclusão, e é o pontapé inicial para começarmos a falar do assunto e investir em capacitação de pessoas com deficiência dentro do nosso ambiente”, enfatiza Carla.

Hackathon da Inclusão/ Pessoas com Deficiência

Pela primeira vez, a Cognizant e a organização do projeto Juntos na TI farão o Hackathon da Inclusão, a se realizar nos dias 8 e 9 de dezembro, na sede da companhia em São Paulo.

O evento será presencial e destinado à pessoas com ou sem deficiência que tenham experiência em desenvolvimento de software e programação. “O objetivo com esse projeto é conectar pessoas talentosas a empresas comprometidas com a valorização da diversidade, gerar oportunidades de empregabilidade e dialogar sobre diversidade e inclusão nas organizações”, ressalta Esabela Cruz, gerente de Inclusão e Diversidade no UnitedHealth Group, idealizadora do projeto Juntos na TI.

Paralelamente ao workshop técnico, é realizado um painel com especialistas das empresas no qual compartilham melhores práticas de recrutamento, seleção, desenvolvimento e retenção de talentos relacionadas ao tema do evento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.