CMO e CIO devem trabalhar juntos para estratégia de marketing bem-sucedida

Reuniões constantes e alinhamento de visões auxiliam atuação em conjunto; marketing digital será responsável ​​por cerca de 75% dos gastos das empresas nos próximos cinco anos

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12:00 pm - 02 de fevereiro de 2018
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Destacar-se hoje no mercado exige uma dose extra de dedicação e inovação. Isso porque, os clientes – cada vez mais bem informados – esperam das marcas um atendimento personalizado a qualquer hora e lugar, por meio de experiências de compra completas. Assim, a presença no mundo digital se tornou crucial na hora de conquistá-los. “Hoje, é vital que marketing e TI trabalhem juntos”, diz Dagoberto Hajjar, consultor em negócios e TI. Segundo ele, se de um lado o CMO é responsável pela coordenação dos planos de marketing para fortalecer a imagem da organização, encontrar iniciativas que atinjam o público de maneira assertiva e criar ações para vender mais; de outro, o CIO cuida de toda a estratégia de tecnologia que permeia a companhia e ajuda a determinar as ferramentas digitais mais importantes para atender bem os clientes.

Segundo uma pesquisa do Conselho de Diretores de Marketing (CMO), os executivos da área estão sendo encarregados de usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente, aumentar o número de consumidores e atingir as metas de fidelidade. O estudo descobriu que mais de um terço dos CMOs acreditam que o marketing digital será responsável ​​por cerca de  75% de seus gastos nos próximos cinco anos. Isso inclui desde anúncios em ferramentas de busca e otimização de sites, até o desenvolvimento de aplicativos móveis e instrumentos para personalizar as experiências na web – projetos que exigem maior conhecimento técnico. No entanto, líderes de marketing e TI, muitas vezes, não trabalham em parceria, nem entendem as metas e os roadmaps um do outro.

O primeiro passo para um trabalho em conjunto, segundo Hajjar, é o alinhamento de visões.  O CIO deve entender as necessidades da empresa e como o marketing funciona, sabendo traduzí-las em sistemas tecnológicos de apoio aos negócios. Por outro lado, o CMO deve estar atento a inovações como big data e inteligência artificial para aperfeiçoar o atendimento ao cliente. “Assim, eles devem criar, juntos, um plano de trabalho”, explica Hajjar.

O segundo passo, é a comunicação constante. De acordo com o consultor, o recomendado é que os profissionais tenham reuniões mensais de alinhamento e estejam sempre em contato para criar ações de atração e fidelização. Outra questão importante, nessa parceria, é que o CMO acompanhe a gestão do atendimento por meio do  CRM  (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). “Mas não adianta ter a melhor tecnologia possível, sem ter como propósito o respeito com o consumidor – isso é o principal”, ressalta Hajjar.

 

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