Cloud híbrida: por que ela é importante para o seu negócio?

Até 2020, 94% das companhias terão solução em nuvem na busca por otimização de custos, aumento da agilidade dos serviços e adoção de inovações em TI. É o que aponta pesquisa da Cisco feita com 340 executivos de tecnologia. Segundo o estudo, os ganhos com eficiência operacional ao adotar cloud computing variam de 45% a 87%, alavancados principalmente pelo tempo de provisionamento de serviços.

Porém, com a complexidade das operações de TI e o aumento da adesão de tecnologias como Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT), inteligência artificial e o uso de dispositivos móveis pelos colaboradores, concentrar todas as cargas de trabalho em apenas um modelo de nuvem pode comprometer os negócios. Assim, cresce a necessidade de uma TI híbrida, em que nuvem pública e privada trabalham juntas para minimizar os trade-offs e obter o máximo valor e eficácia dos componente de cada área de trabalho. Veja, a seguir, alguns benefícios da nuvem híbrida:

Flexibilidade

Adaptar-se ao cloud é uma jornada com vários passos, como reestruturação de aplicativos e compreensão de uma nova forma de trabalhar. A nuvem híbrida permite que as empresas se adaptem à era digital usando aplicativos existentes e, eventualmente, desenvolvam a infraestrutura necessária ao longo do tempo. Essa flexibilidade dá a TI a possibilidade de transitar para a nuvem em seu próprio ritmo e apenas com as cargas de trabalho que façam  sentido.

Rapidez

A nuvem híbrida permite que as organizações se movam mais rápido para o DevOps  – conjunto de práticas para integração entre equipes de desenvolvimento, operações e controle de qualidade. Interligando as infraestruturas, é possível obter um desempenho de software mais rápido. Com isso, os desenvolvedores podem se concentrar na criação de soluções e produtos.

Segurança e disponibilidade

Com um modelo de nuvem híbrido, a equipe de TI tem mais autonomia para lidar com a proteção de dados e a governança. Ela permite, por exemplo, que o CIO conecte o lançamento de uma campanha de marketing, feito na nuvem pública, com o resultado no sistema de gestão de clientes, alocado em nuvem privada.

Imagem: depositphotos

Recent Posts

ChatGPT registra pico histórico de receita com lançamento do GPT-4o

O ChatGPT experimentou um salto sem precedentes em sua receita, impulsionado pelo lançamento do GPT-4o,…

3 horas ago

Nebraska processa TikTok por violação das leis de proteção ao consumidor

O estado de Nebraska tomou medidas legais contra o TikTok, acusando o popular aplicativo de…

4 horas ago

Formação e emprego em TI: 4 oportunidades na área

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

4 horas ago

Sensedia lança assistente de IA para gerenciamento de API

Durante a conferência global de clientes APIX 2024, a Sensedia anunciou o lançamento do Sensedia…

5 horas ago

IA vai impactar empresas mais que internet e smartphones, diz estudo

Mais de oito em 10 (86%) dos executivos já implantaram inteligência artificial para aumentar receitas…

6 horas ago

Metade das empresas terão ferramentas de monitoramento de sustentabilidade até 2026

Metade das empresas vai adotar, até 2026, ferramentas para um monitoramento de sustentabilidade, incluindo consumo…

7 horas ago