Cloud enfrentará uma transformação radical em cinco anos, prevê Google

Urs Hölzle, VP da gigante de buscas, acredita que a computação em nuvem passará pela mesma revolução vista no mundo dos smartphones depois do lançamento do iPhone

Author Photo
4:39 pm - 30 de abril de 2015
google_mac_cloud_search.jpg

Algo grande mudará o que se conhece atualmente como computação em nuvem. Urs Hölzle, vice-presidente de infraestrutura da Google, acredita que a formatação do que é cloud hoje em dia será irreconhecível dentro de cinco anos, de tanto que o conceito se transformará. Ele desafia: pense quão inteligente era um smartphone em 2007, pouco antes do iPhone ser lançado. “Compare aqueles telefones com os aparelhos atuais”, sugere.

O executivo, que ajudou a gigante de buscasa a construir sua plataforma de cloud, acredita que o mercado passará por uma evolução similar à vivenciada no campo dos celulares. “Estamos muito no início de tudo. Logo, há bastante espaço para crescer”, define.

E onde a nuvem enfrenta desafios para se expandir nos moldes atuais? Segurança continua a ser um dos grandes inibidores para sua adoção. No futuro, Hölzle acredita que isso poderá ser justamente uma das principais razões pelas quais as organizações adotarão cloud computing.

Provedores como Google, Amazon e Microsoft evoluíram significativamente os recursos de segurança de seus sistemas cloud. Agora, colocar aplicações em uma dessas nuvens dependerá de quanto esse sistema será configurado para aquele ambiente. A AWS chama isso de “modelo de segurança compartilhada”, o que significa que a companhia garantirá a disponibilidade do app, mas os clientes precisam ter certeza de seus fluxos de trabalho sejam seguros também.

Hölzle espera que no futuro o conceito seja mais seguro do que construir um lugar para rodar aplicações. Usuários, na sua visão, assumiriam mais riscos por não rodar workloads em ambientes em nuvem. Esse futuro considera certificados, criptografia, logs e outra parafernália para garantir questões ainda em aberto hoje em dia.

“Nossos sistemas são bastante seguros, mas quem quiser construir um app seguro no topo dessa plataforma, terá um grande trabalho pela frente”, sinaliza o executivo da Google. “Espero que em cinco anos isso não seja mais algo recorrente”.

O mercado de nuvem evoluiu significativamente nos últimos anos. Há três anos, o conceito evoluiu em recursos disponíveis e diminuição de preços. No futuro, a expectativa é que cloud seja um padrão, com ambiente de desenvolvimento e hospedagem ultrasseguro.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.