Clima organizacional é aposta da VMware para ótimo ambiente de trabalho

Author Photo
9:10 am - 21 de janeiro de 2016
Clima organizacional é aposta da VMware para ótimo ambiente de trabalho

Novata no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em TI, a VMware Brasil conquistou logo de cara a sexta posição na lista. Até então, a empresa participava da pesquisa do GPTW como parte dos negócios da EMC, que no ano passado adotou o termo Federação para se referir ao conjunto formado pelas quatro companhias que controla: EMC, VMware, Pivotal e RSA, cada uma com atuação independente.

O bom resultado, segundo Luciana Depieri, head de Recursos Humanos da VMware América Latina, se deve ao excelente clima organizacional, o grande diferencial da companhia. “Aqui, as pessoas trabalham juntas de verdade, um ajuda o outro, não existe limite e todos estão comprometidos e apoiando os demais. Pessoas individualistas não conseguem obter resultados positivos na organização”, conta.

O item é tão crítico que Luciana relata que o processo de contratação contempla a escolha de pessoas que tenham no DNA a cultura de trabalhar em equipe. “Buscamos profissionais que levem paixão para o que fazem, desde as coisas mais simples às mais complexas. Também procuramos integridade e talentos que enxergam a VMware como parceiro de longo prazo, lista.

Segundo ela, a atuação em time está tão enraizada na empresa que grande parte das contratações acontece por referência, porque os profissionais já têm uma experiência anterior do trabalho do candidato em outras companhias.

“Hoje, temos 117 pessoas em nosso quadro e eles têm ótimos contatos. Quando procuramos um talento buscamos em todo o mercado, mas de 70% a 80% dos nossos processos seletivos são por referência. Assim, temos feedback de como foi trabalhar com essas pessoas”, diz, acrescentando que a taxa de acerto na contratação é altíssima, visto que cada candidato passa ainda por, pelo menos, quatro entrevistas antes de ser contratado.

Comunicação é a chave
Com um índice de retenção alto, a VMware aposta forte na comunicação. Um dos recursos usados para estimular e incentivar essa prática é manter as portas sempre abertas. “Isso cria um ambiente de confiança e engajamento.”

Luciana acredita que a comunicação melhora o ambiente e a qualidade do trabalho. Ela protege a integridade que sustenta as relações de confiança com colegas, clientes e comunidades, incentivando honestidade, transparência e prestação de contas, completa.

Além disso, a empresa promove coaching e feedback constantes, fazendo com que as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver capacidades e crescer. Diferentemente da maioria das empresas, na VMware todos participam do programa de coaching, inclusive os estagiários.

Desenvolvimento de talentos é, aliás, um compromisso constante da VMware, relata a executiva, e na pesquisa do Great Place to Work foi o item mais valorizado pelos funcionários da fabricante, com 36% das respostas.

“Esse processo começa com a integração e continua por meio de uma série de programas de treinamento e desenvolvimento que ajuda nossos funcionários a renovar e a expandir seu potencial”, assinala. Ela completa dizendo que as capacitações estão em linha com cada momento de vida do profissional. Para o líder, por exemplo, há cursos específicos de gestão e para a equipe de vendas o foco é em negócios.

Facilitar e incentivar o crescimento dos talentos está na lista de prioridades da companhia. E isso vai além da tradicional formação profissional, incluindo ainda elementos para estimular a inovação, combustível da empresa. “Tem dado tão certo esse quesito, que quase todos nossos gerentes conquistaram a posição por meio de promoção.”

Qualidade de vida
O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é o segundo item mais valorizado pelos talentos da VMware, com 26% das respostas de acordo com a pesquisa do GPTW. “Temos um modelo flexível. Trabalhamos por produtividade, não controlamos o horário, por exemplo”, explica a head de Recursos Humanos. Em razão dessa flexibilidade, é muito comum entre os funcionários o trabalho remoto. Para isso, a VMware oferece todos os recursos necessários.

O próprio ambiente do escritório incentiva a qualidade de vida, colocando à disposição dos colaboradores comidas saudáveis, como frutas, chá e sopa. “Buscamos sempre implementar práticas para contribuir em todos os aspectos da vida de nossos funcionários”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.