Clientes do Minha Claro Residencial têm dados expostos

Operadora afirmou que resolveu o problema em 14 de novembro e que não identificou nenhum prejuízo

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6:59 pm - 18 de novembro de 2019

O grupo de pesquisadores WhiteHat Brasil denunciou ao portal Olhar Digital uma brecha de segurança em um dos portais da operadora Claro.

A falha foi descoberta no “Minha Claro Residencial” e expõe dados pessoais de clientes da operadora, tais como:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • CPF;
  • E-mail;
  • Números de telefone.

O WhiteHat Brasil não identificou quantas pessoas foram atingidas. Segundo o portal, os mais de oito milhões de clientes do serviço foram afetados e tiveram dados expostos.

A falha de segurança foi identificada há certa de duas semanas. O portal agrega também clientes antigos da “Minha NET” ou “Claro TV”. Nele, é possível realizar ações de autoatendimento, como solicitar segunda via de fatura, gerenciar visitas técnicas e trocar a senha do Wi-Fi.

A falha, em si, acontece quando o usuário faz login no portal e o sistema gera um token de acesso. Neste ponto, a URL deixa exposto um número de CPF. Um dos pesquisadores disse que, com o endereço, é “fácil” ter acesso a todos os clientes cadastrados no portal.

Em nota, a Claro afirmou que “identificou e corrigiu rapidamente, no dia 14 de novembro, a eventual vulnerabilidade na aplicação Minha Claro Residencial”. A operadora ressaltou que “não foi identificado nenhum prejuízo aos clientes”.

Fonte: Olhar Digital

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