Claudia Forgas eleva patamar do Marketing da T-Systems para estratégico

Executiva aliou a experiência e o amplo conhecimento do portfólio para desenvolver uma campanha capaz de apresentar de forma simples e lúdica toda oferta da T-Systems, gerando novos negócios e destacando o papel do marketing

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10:17 pm - 27 de março de 2018

Simplificar o discurso tecnológico, permitindo que todos, da equipe interna aos clientes, entendessem com mais profundidade a oferta da empresa. Com essa premissa a área de marketing e Comunicação da T-Systems iniciou, em 2017, um projeto abrangente de comunicação integrada.

Claudia Scheil Forgas, gerente de Marketing e Comunicação da T-Systems, estava à frente da iniciativa. Há mais de 25 anos na T-Systems, a executiva já percorreu diversas áreas da empresa e conhece muito bem as rotinas, o que a permitiu dar o tom certo à campanha “Simplicidade que encanta”, que lhe rendeu o prêmio Executivo de TI do Ano, da IT Mídia, na categoria Serviços – CMO.

“A T-Systems é uma empresa mais tradicional em relação ao Marketing, apresentando o portfólio de forma mais técnica. Por vezes, os clientes nos diziam que tinham dificuldades em entender nossa linguagem. Por isso, percebemos que era necessário mudar”, conta Claudia.

Segundo ela, o amplo conhecimento do portfólio, resultado dos anos de vivência na T-Systems, foi decisivo para desenhar uma ação adequada ao perfil da empresa e capaz de atender as características do mercado brasileiro. “Nossos clientes são cada vez mais jovens e era necessário atingi-los com conteúdo simples e enxuto. Além disso, muitas vezes eles conheciam apenas uma oferta, mas não tinham a ideia do todo”, destaca.

Com a ideia na cabeça e uma equipe muito alinhada, Claudia percebeu que era a hora certa para vender o projeto e o apresentou no planejamento estratégico local. Aprovada, a proposta começou a ser desenvolvida no início do ano e foi lançada em abril de 2017. “Transformamos o nosso folder, que tinha uma abordagem mais técnica, em um menu e, para isso, tivemos o suporte das áreas para encaixar os produtos nesse formato”, explica.

O lema da iniciativa foi “Você tem fome de inovar?” e a oferta foi segmentada em Entrada: apresentando a solução cloudifier – consultoria que ajuda os clientes a escolherem a melhor cloud – e Pratos principais: Soluções de Infraestrutura, SAP, IoT e Sistemas. Além disso, a campanha destacou os “temperos especiais”, que são os diferenciais da T-Systems e o “Quem já provou e gostou”, no qual foram divulgados depoimentos dos clientes. “Incentivamos os clientes a montarem seus combos, já que as soluções podem ser complementadas”, afirma Claudia.

Atuação em diversas frentes

A cada dois meses, um dos pratos foi o tema de várias comunicações integradas, voltadas para diversos públicos. “Para explicar de forma simples nossas soluções em nuvem, apostamos no formato de storytelling e criamos personagens, como o Chef Tulio e a Tina, que era a cliente”, relata.

As ações de Inbound Marketing envolveram a criação de conteúdos, como vídeos e artigos assinados por especialistas. As iniciativas de marketing digital também foram reforçadas e a empresa assumiu uma postura mais ativas nas redes sociais. “Também passamos a investir mais em marketing direto, com a criação de “cartões postais” abordando as mensagens-chave da empresa para clientes e prospects.”

O público interno não ficou de fora. “Criamos posts na intranet e na rede social interna sobre todos os tópicos do portfólio, como feito para comunicação externa, e realizamos transmissões ao vivo com nossos especialistas”, detalha a executiva.

De acordo com Claudia, toda a campanha foi desenvolvida pela equipe interna e, portanto, com custo reduzido. Já os resultados não foram modestos: o número de seguidores em redes sociais triplicou e a empresa conquistou 13 novos clientes em 2017. “Geramos R$ 200 milhões em novas oportunidades em função da campanha e do ganho de visibilidade nas redes sociais. Além disso, recebemos muitos feedbacks positivos de clientes e analistas de mercado”, orgulha-se Claudia.

Paralelamente ao projeto, a área de Marketing passou a trabalhar mais próxima à área de vendas, com o objetivo de aprimorar as abordagens também no momento da negociação de grandes propostas. “Realizamos uma profunda análise do cliente, de sua missão, visão, interesses e a solução que estamos oferecendo. Também criamos peças personalizadas – como slogan, logo, vídeo e carta de apresentação – para encantar o cliente e reforçar a parceria oferecida”, relata. Mais uma vez o retorno foi compensador, a companhia conquistou dois grandes contratos e o cliente claramente reforçou a abordagem como um diferencial.

Os próximos passos? A executiva planeja lançar em breve a segunda etapa da Campanha “Você tem fome de inovar?”, no qual serão apresentados combos, com sugestões para cada indústria. O trabalho em parceria com a equipe de vendas também segue a todo vapor. “O marketing assumiu uma posição mais estratégica ajudando não apenas na geração de leads, mas sim em todas as etapas de vendas”, conclui Claudia.

Finalistas da categoria Serviços – CMO

1º Claudia Scheil Forgas – T-Systems
2º Renata Randi – Logicalis
3º Eliezer Silveira Filho – Stefanini

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