Citrix lança recursos para reduzir mal-estar de trabalhadores

Workspace ganha funcionalidades para acompanhar saúde mental de trabalhadores. Ansiedade e depressão cresceram durante a pandemia

Author Photo
6:33 pm - 09 de fevereiro de 2021

A Citrix, empresa americana especialista em softwares de virtualização, anunciou esta semana recursos para sua ferramenta Workspace pensados para criar espaços de trabalho remoto que aumentem o bem-estar dos funcionários. A ideia é oferecer uma experiência segura, que remova ruídos e distrações e permita maior concentração e inovação.

Os novos recursos de microapps permitem integrar funcionalidades de bem-estar ao espaço de trabalho. As ferramentas permitem exibir conteúdo e recursos relevantes automaticamente e em qualquer dispositivo, ou dinamizar tarefas relacionadas ao bem-estar e incorporá-la à jornada de trabalho.

Leia mais: Trabalho remoto veio para ficar. Saiba como organizar o home office

Como exemplos a empresa menciona a realização de pesquisas laborais rápidas para monitorar a satisfação do funcionário. Também é possível dar feedbacks entre os colegas, aumentando o engajamento, ou apresentar conteúdo relevante relacionado a perguntas frequentes dos funcionários. Ou compartilhar notícias positivas.

As novas funcionalidades poderão ser criadas pelos próprios clientes ou pelo ecossistema de parceiros da Citrix.

Segundo a empresa, o recurso vem como resposta ao número crescente de casos de ansiedade, depressão e estresse dos trabalhadores durante a pandemia. O Escritório do Censo dos Estados Unidos informou que mais de 30% dos adultos americanos experimentaram sintomas de ansiedade e depressão desde abril, aumento de 200% em relação a 2019.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que os transtornos de depressão e ansiedade custam à economia global US$ 1 trilhão por ano em produtividade.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.