Trabalho remoto veio para ficar. Saiba como organizar o home office

Dicas essenciais para organizar o seu espaço em 2021 e manter a produtividade, apesar das distrações

Author Photo
11:01 am - 07 de fevereiro de 2021

No começo da pandemia, com a corrida das empresas para a quarentena, todo mundo saiu ajeitando aqui e ali para deixar o home office minimamente em condições de funcionar. E esse improviso foi compreendido e aceito, já que a situação emergencial pegou o mundo de surpresa.

Passados dez meses, porém, a situação é diferente. A adaptação das operações ao trabalho remoto aponta uma nova possibilidade — seguir, daqui para frente, no modelo home office ou no híbrido, com parte do trabalho presencial e parte, à distância.

O ano está começando e, por que não, repensar o espaço de trabalho e, principalmente, a forma de trabalhar remotamente? “O home office começou como algo temporário, mas depois de uns meses passou a ser realidade de todos. Então, adequar o ambiente para isso foi importante. Não dá para passar todos os dias trabalhando na cama ou no sofá”, afirma Rodrigo Byrro, sócio da consultoria de recrutamento de altos executivos ZRG Partners Brasil, head das práticas de TI, mídia e telecom na empresa.

Mudar hábitos de uma hora para outra não é fácil para a maioria das pessoas. Um jeito de organizar o pensamento para não se perder, e contar com o apoio da família, é listar alguns passos fundamentais. Confira:

Passo 1: Crie uma rotina de trabalho, com horários determinados para cada tarefa. Não se esqueça de incluir as pausas. “Desligar as notificações que aparecem nas telas de celulares e laptops a todo o momento pode fazer com que você tenha mais foco nas atividades que está realizando”, diz.

Passo 2: Trabalhe sempre no mesmo local, de preferência, longe da TV e dos ambientes de convivência das pessoas, para se concentrar melhor.

Passo 3: Faça pactos familiares. Considerando que todos estão em casa, por força da pandemia, é importante conversar sobre a necessidade de tranquilidade em determinadas horas do dia.

“Criar rotinas para cada dia da semana ajuda a evitar distrações. Por exemplo, determinar as funções de cada membro da família, estabelecer horários para as refeições. Para quem tem filhos, essa rotina sempre é mais complexa. Mas organizar uma agenda com eles facilita o entendimento das prioridades dos pais, para que haja menos interrupção. E isso é bom para ambos”, aconselha o especialista.

Além disso, em tempos de redes sociais e polarizações exageradas, melhor evitar as discussões desnecessárias, especialmente durante o expediente de trabalho.

Passo 4: Dê atenção especial às reuniões de trabalho. Na prática, significa garantir um ambiente tranquilo e, na medida do possível, silencioso. Converse com a família sobre a importância de se respeitar essa regra. Use fones de ouvido. Para tornar a reunião mais objetiva, compartilhe com os participantes o material e o assunto previamente.

Passo 5: Não se isole dos colegas, menos ainda do chefe. A distância física não impede que as pessoas se relacionem. Isso é saudável. E se tiver problemas, divida. Acione quem possa ajudar. O home office não é uma ilha.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.