Cisco e Senac querem capacitar 100 mil em 5 anos com foco em segurança

Meta da parceria é reduzir escassez de habilidades digitais e de cibersegurança com cursos dentro do Cisco Networking Academy

Author Photo
6:00 pm - 05 de abril de 2023
estudantes, alunos, aula, aprendizado, jovens Foto: Shutterstock

A Cisco e o Senac Nacional aproveitaram a realização do Cisco Connect Brasil nessa quarta (5) em São Paulo para anunciar a ampliação de uma parceria já antiga entre ambas as organizações, mas dessa vez com meta adicional de formar pessoas para trabalhar com segurança da informação. Por meio do Cisco Networking Academy, a intenção é formar pelo menos 100 mil novos estudantes em cinco anos.

As capacitações serão em habilidades digitais, segurança cibernética e redes, de modo a colocar os alunos no mercado de trabalho. A parceria amplia a oferta dos cursos do Networking Academy para os alunos, e inclui a abertura de novas academias pelo Senac e treinamento de mais instrutores em departamentos regionais.

O novo convênio também prevê o fortalecimento do Comitê Executivo entre Senac e Cisco Networking Academy para traçar planos e estratégias conjuntas, além de organizar eventos para professores e alunos. Também alinhar os currículos dos cursos oferecidos em conjunto, prática que poderia ser estendida para programas e políticas governamentais, segundo a Cisco.

Estimular certificação avançada e internacional de docentes e alunos do Senac também está entre as iniciativas previstas.

Demanda elevada

Segundo o Senac, atualmente mais de 61% dos alunos matriculados em cursos da parceria estudam cibersegurança, uma das áreas com maior lacuna de profissionais qualificados no mercado de trabalho brasileiro. A instituição ficou entre as três que mais formaram alunos no último ciclo da Maratona CiberEducação Cisco Brasil, programa que faz parte do Networking Academy e oferece vagas gratuitas para cursos profissionalizantes em
segurança digital.

A parceria entre Networking Academy da Cisco e Senac começou em junho de 2000. Desde então foram aproximadamente 80 mil alunos impactados pelos cursos da Cisco em habilidades digitais, redes, programação e cibersegurança. Atualmente, a instituição conta com 133 academias Cisco ativas, espalhadas pelos chamados Departamentos Regionais do Senac em todas as regiões do Brasil.

“Para o Senac, a parceria com a Cisco é uma iniciativa estratégica que amplia o posicionamento da instituição na qualificação e requalificação de profissionais do setor de tecnologia, colaborando para os postos de trabalho nesse setor e também para a inclusão social”, diz em comunicado Marcus Fernandes, diretor-geral interino do Senac Nacional. “A ação fortalece nosso Programa de Educação Profissional 4.0 que oferece portfólios e percursos formativos aderentes às necessidades dos setores mais pressionados e impactados pela Revolução 4.0.”

O Cisco Networking Academy comemora 25 anos em 2023. É oferecido gratuitamente, e aproveita o conhecimento acumulado pela empresa em redes e outras tecnologias para qualificar profissionais, principalmente jovens. Os currículos são elaborados por especialistas em educação e tecnologia da Cisco, considerando as habilidades mais demandas pelo mercado de trabalho, e utilizando atividades práticas e ferramentas de simulação.

Segundo a Cisco, a iniciativa apoia instrutores e alunos em 190 países e já capacitou 17,5 milhões de alunos no mundo. A meta da Cisco nos próximos
10 anos é capacitar 25 milhões de pessoas com habilidades digitais, sendo 6,2 milhões na América Latina.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.