Cisco quer zerar emissões de gases do efeito estufa até 2040

Companhia assume compromisso global de neutralidade em carbono com metas a curto prazo relacionadas a emissões diretas e indiretas

Author Photo
6:15 pm - 23 de setembro de 2021
cisco, logo Foto: Shutterstock

A Cisco divulgou essa semana um compromisso de zerar as emissões de gases causadores do efeito estufa em suas atividades até 2040, em linha com a meta global de limitar o aumento da temperatura do planeta em 1,5° C até 2050. O plano de se tornar “net zero” abrange também estratégias de curto prazo, como a de zerar todas as emissões diretas e indiretas nos próximos quatro anos.

A empresa pretende, ainda, zerar no curto prazo as emissões indiretas, não pertencentes ou não controladas pela organização, entre elas as provenientes da cadeia de suprimentos e até do uso dos produtos e descarte das embalagens. As metas de redução de gases de efeito estufa da companhia estão em sintonia com os pactos globais do clima e serão reportadas no relatório anual de sustentabilidade.

Leia mais: Estudo: pandemia acelerou adoção de IoT nas indústrias

“Os efeitos devastadores dos desastres climáticos nos últimos tempos não poderiam ser um sinal mais claro da necessidade urgente de abordar, agora, a questão da mudança climática”, destacou Fran Katsoudas, vice-presidente executiva de pessoas, propósito e políticas da Cisco. Ela também enfatizou que a empresa tem o papel de estabelecer o padrão para práticas sustentáveis e apoiar clientes, parceiros e fornecedores em seus esforços para reduzir o seu impacto sobre o meio ambiente.

Desde 2008, a Cisco cumpriu com metas de redução de GEE (gases de efeito estufa) em suas instalações e em toda a cadeia de suprimentos. O objetivo agora é reduzir essas emissões em 60% até o final do ano fiscal 2022.

A empresa já utiliza 100% de energia renovável em alguns países onde atua e concentra-se para tornar 85% de sua energia global baseada em fontes renováveis até o fim do próximo ano. A fim de zerar as emissões, a organização busca implementar outras ações, como aumentar a eficiência energética dos produtos por meio da inovação, adotar o trabalho híbrido, investir em soluções de neutralização de carbono e incorporar os princípios da sustentabilidade e economia circular nos negócios.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.