Cisco: Em breve, sua reunião Webex poderá acontecer atrás do volante

Com AirPlay, os usuários poderão se conectar a iPhones, iPads e Macs para compartilhar conteúdo em uma reunião com colegas — mesmo enquanto dirigem

Author Photo
12:27 pm - 24 de março de 2022
webex-ford

A Cisco divulgou na terça-feira um plano para integrar seu aplicativo de videoconferência Webex aos sistemas de info-entretenimento dos veículos da Ford, bem como o ApplePlay, permitindo videoconferência ao volante.

A mudança é um esforço da Cisco para atender a um mercado de prossumidores e necessidades de força de trabalho híbrida, o que significa poder trabalhar de qualquer local — até mesmo do seu carro ou caminhão.

O aplicativo de videoconferência Webex também funcionará em telefones celulares, tablets e dispositivos Webex compatíveis com a Apple, como os próprios telefones celulares Webex 840 e 860 da Cisco.

No início deste mês, a Ford anunciou duas novas linhas de veículos elétricos – o Ford Blue e o Ford Model e – ambos com tela de 15,5 polegadas e sistema de entretenimento chamado SYNC 4A. A linha Ford Blue inclui o novo caminhão F-150 Lightning.

A Ford vê o F-150 Lightning e outros veículos elétricos como “espaços de escritório de última geração para trabalho híbrido”, de acordo com Darren Palmer, vice-presidente de Programas de Veículos Elétricos da Ford.

“Em breve haverá um aplicativo Webex nativo diretamente na tela do SYNC 4A para uma experiência colaborativa perfeita”, escreveu Palmer em uma postagem no blog. “Estamos procurando maneiras de trazer a conexão humana. Não vemos por que as pessoas não usariam seus veículos como um escritório de qualidade fantástica para poder colaborar juntos”.

O Webex incorporado em sistemas de infoentretenimento de veículos elétricos (EV) não apenas criará um local para fazer uma chamada ou participar de uma reunião, mas fará dos “VEs o melhor lugar para realizar uma reunião”, disse Palmer. “Eles [veículos] geralmente têm os melhores sistemas de som, sistemas de microfone e até sistemas de tela”.

A parceria com a Ford e a Webex é apenas a primeira de uma nova série de colaborações entre as duas empresas, disse a Cisco. A Ford já falou sobre como pretende usar o Webex para conectar clientes a centros de contato e revendedores. A empresa espera fazer mais anúncios ainda este ano.

A Cisco também destacou sua integração com o AirPlay, tecnologia sem fio proprietária da Apple que transmite conteúdo entre dispositivos compatíveis que compartilham uma rede, como um iPhone transmitindo música para alto-falantes em sua casa ou veículo.

Como medida de segurança, a Cisco disse que os administradores de TI podem exigir um PIN durante a configuração inicial do AirPlay ou sempre que alguém tentar se conectar a um dispositivo Webex via AirPlay.

A Cisco anunciou pela primeira vez uma integração do dispositivo móvel Webex em outubro passado com o Webex para iPad.

O suporte ao AirPlay da Cisco permitirá que usuários de iPhone, iPad e Mac compartilhem sem fio sua tela de reunião Webex com um dispositivo da série Webex Room, Desk e Board. O Webex no AirPlay e outros dispositivos móveis compatíveis está programado para estar disponível globalmente a partir de junho.

“Ao integrar o AirPlay em dispositivos Webex, oferecemos a flexibilidade que os trabalhadores de hoje desejam e precisam”, escreveu Jeetu Patel, gerente geral de Segurança e Colaboração da Cisco, em uma postagem no blog. “As pessoas agora podem colaborar, compartilhar e aproveitar seu conteúdo sem esforço – no trabalho e em casa – com os dispositivos que amam e usam todos os dias.

“Já se foram os dias de se atrapalhar com os cabos ou se preocupar com as conexões”, acrescentou Patel.

A Cisco também anunciou o Cloud Calling em dispositivos de sala pessoal, permitindo que os usuários liguem para colegas de trabalho pelo nome ou ramal diretamente de um dispositivo Webex Desk Pro. A empresa também disse que seu serviço Webex Calling atingiu 6 milhões de usuários.

As novas integrações são a tentativa da Cisco de expandir o uso e a disponibilidade do Webex e seus recursos de comunicação em geral. Portanto, oferecer um aplicativo incorporado é sua maneira de integrar e ser integrado a outros aplicativos, de acordo com Jack Gold, Analista Principal da empresa de pesquisa J. Gold Associates.

No momento, o Webex é praticamente apenas uma ferramenta de usuário de negócios, com muito pouca ou nenhuma jogada para o consumidor, disse Gold. A Cisco gostaria de ampliar o mercado Webex para incluir usuários prosumer, “mas não é assim que eles geram receita”, disse Gold.

“Ao disponibilizar o Webex em outras plataformas, como carros, eles esperam ter um recurso de trabalho remoto disponível para uma variedade de usuários”, disse ele, “e para que os usuários corporativos tenham uma plataforma Webex em algum lugar em seus sistemas internos (ou disponível via web) que a Cisco licencia e gera receitas”.

Com o suporte ao AirPlay, os usuários poderão conectar dispositivos Apple sem fio para compartilhar conteúdo ou espelhar suas telas em uma reunião com colegas – seja em uma sala de reunião ou remotamente em uma videochamada, disse a Cisco.

Embora o Webex em telefones e tablets seja importante, Gold disse que não está convencido de que muitos trabalhadores usarão o recurso remoto do Webex enquanto estiverem em um carro. “Claramente, eles não querem estar em vídeo enquanto dirigem, mas a participação em áudio provavelmente é boa, mesmo que muitos motoristas se distraiam facilmente mesmo quando conversam por telefone”, disse Gold.

A Cisco postou vídeos no YouTube mostrando motoristas fazendo chamadas de conferência Webex somente de áudio na estrada. Depois que um veículo está estacionado, os usuários podem acessar a experiência completa de videoconferência Webex.

A Cisco também anunciou o Webex Go, um novo sistema telefônico que se conecta a qualquer dispositivo móvel e permite que os usuários adicionem Webex Calling como uma linha de negócios dedicada a um celular pessoal para chamadas comerciais de maior qualidade e recursos de colaboração expandidos.

O Webex Go estará disponível em geral em 31 de março.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.