Cisco e Parque Tecnológico São José dos Campos iniciam cooperação estratégica

Author Photo
2:13 pm - 01 de junho de 2016
Cisco e Parque Tecnológico São José dos Campos iniciam cooperação estratégica
A Cisco e o Parque Tecnológico São José dos Campos, entidade brasileira que reúne centros empresariais e instituições de ensino e pesquisa, anunciam acordo de cooperação estratégica para efetuar a criação de um modelo de Smart Campus – que oferecerá portfólio de serviços de conectividade, videoconferência e ambiente de colaboração em nuvem para fomentar produtividade e eficiência em projetos de pesquisa e inovação aplicada ao mercado. 
Segundo a empresa e a entidade, o projeto inclui também soluções de segurança e videovigilância, além da automação de iluminação, energia elétrica e estacionamentos, seguindo modelos e boas práticas internacionais de Smart Campus.
A ideia é que o projeto seja desenvolvido em quatro etapas. A primeira tratará do alinhamento da visão estratégica sobre o uso de tecnologias no Parque. A segunda incluirá uma análise técnica da base legada, comparada com as competências desejadas e avaliando as possibilidades do uso de cloud. 
Já na terceira fase, prevê-se um estudo de engenharia, apontando as soluções necessárias para atender as demandas levantadas pela análise técnica da etapa anterior. Por fim, na quarta etapa, será entregue um roadmap para a implantação, com a arquitetura proposta adequada às realidades de prazos e recursos de orçamento disponíveis.
O objetivo é criar um grande ambiente colaborativo, para que usuários, empresas e instituições do Parque possam trabalhar e interagir mais facilmente, agilizando o codesenvolvimento de soluções. 
Entre os cenários de soluções previstos estão: Smart+Connected Buildings, que otimiza o consumo de energia elétrica a partir do controle via rede IP;  Smart+Connect Lighting, que monitora dados de sensores para automatizar a iluminação pública e a sinalização das ruas; e, Smart+Connected Parking, solução que reúne e distribui dados para a gestão inteligente de estacionamentos e do tráfego; além de grande ênfase em um Ambiente de Colaboração na nuvem para a troca de experiências.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.