CIOs devem focar na construção de plataforma digital
Líderes de negócios devem modificar a forma como aplicam seus modelos de negócios, mecanismos de entrega, talento e liderança para que possam sobreviver e prosperar na transformação digital dos negócios. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Gartner, é preciso adotar uma abordagem mais adaptável para ganhar vantagem competitiva.
“Economistas de renome têm notado o aumento da prevalência de modelos de negócios de plataforma, onde várias partes interessadas trazem valor para o outro ao explorar os efeitos de rede”, disse Graham Waller, vice-presidente de pesquisas do Gartner. “Os tecnólogos têm reconhecido o poder da plataforma de abordagens de tecnologia de informação e arquitetura. O que é novo é que a dinâmica da plataforma estão sendo aplicadas para criar valor em todos os aspectos do negócio.”
Veja os três passos para construir na construção de uma plataforma digital, de acordo com a consultoria:
Crie uma plataforma de entrega bimodal
De acordo com o Gartner, é essencial para os negócios possuir dois modelos para a TI e, finalmente, nos negócios como um todo, a fim de lidar com ambos os trabalhos exploratório e previsível. Atualmente 40% dos CIOs estão no caminho do bimodal, e a maioria dos que ainda não entraram no modelo com planos de o fazer dentro dos próximos três anos. Com uma plataforma bimodal madura é essencial para um melhor desempenho da estratégia digital. Além disso, dados da pesquisa sugerem que uma das piores coisas que um CIO pode fazer é atrasar a estratégia bimodal. Aqueles que estão planejando se mover em direção ao bimodal, mas não tomaram medidas para isso, se saíram pior em termos de desempenho estratégia digital.
Evolua a plataforma de talentos
De acordo com a pesquisa 65% dos CIOs acreditam que há uma crise de talentos no mundo. Já que essa questão é reconhecida como uma barreira para o sucesso, o Gartner acredita que o talento também deve ser tratado como uma plataforma. É hora de pensar de talento como uma plataforma e inovar com ele. Os CIOs devem olhar para os talentos digitais para além das fronteiras da organização de TI, e certamente além das fronteiras da empresa”, afirmou Dave Aron, vice-presidente e Gartner Fellow.
Crie uma plataforma de liderança
A pesquisa constatou que quase 40% dos CIOs são os líderes da transformação digital em sua empresa, e mais de 30% são os líderes em inovação. A pesquisa também mostra que a penetração do papel chief digital officer está estagnada em 9% – mesmo que no ano passado. Os CIOs, portanto, estão com a oportunidade de liderarem a transformação digital, mas precisam adaptar seu modo de liderar para explorar os efeitos da plataforma, construindo uma rede de liderança digital dentro e fora da empresa.