CIOs devem estabelecer fortes laços com o marketing. Saiba o motivo

Author Photo
11:13 am - 15 de janeiro de 2015
O aumento do investimento em tecnologias para marketing vai exigir mais envolvimento por parte dos líderes de TI com a área com o objetivo de fortalecer o valor dos negócios, de acordo com o Gartner. Por isso, os dois setores terão de caminhar juntos. 

“Marketing continua a ser uma área quente de investimento em TI e inovação tecnológica com um portfólio de aplicativos que cresce rapidamente e exige maior integração”, avalia Kimberly Collins, vice-presidente de pesquisas do Gartner. 

De acordo com o instituto de pesquisas, até 2018, CIOs que construírem um laço com CMOs vão conseguir aprimorar em 25% o investimento em tecnologias de marketing. Muitas das grandes empresas, particularmente as B2C, têm mais de 50 aplicações e tecnologias de suporte ao marketing. A gestão dessa carteira e a geração de valor para o cliente a partir dessas tecnologias requer uma abordagem mais integrada e consolidada, pontua o Gartner. 

O alinhamento entre TI e marketing vai permitir que até 2018, empresas do varejo personalizem o atendimento no universo digital e aumentem as receitas em 15%. 

Além disso, vai promover mais iniciativas relacionadas à voz do cliente (VoC, na sigla em inglês) até 2018, focadas na satisfação e na fidelização dos consumidores. Tecnologias VoC vão coletar, analisar e gerir diversas fontes para identificar comentários de clientes. 

“Líderes de TI apoiando o CRM podem ajudar diferentes áreas a impulsionar VoC. Além disso, deverá contribuir para gerar insights no atendimento ao cliente”, afirma Collins.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.