Categories: Notícias

CIOs da Anhanguera Educacional, Mondelez e Banco Volkswagen compartilham lições aprendidas em projetos de analytics, durante IT Forum 2014

Bem antes de pensar em investir em uma ferramentas, as empresas devem focar em encontrar pessoas com a capacidade analítica necessária para extrair inteligência dos dados. Essa é lição compartilhada pelos CIOs da Anhanguera Educacional, Mondelez e Banco Volkswagen, que participaram na quinta-feira (1º) do debate do IT Forum Debate sobre Analytics, durante o IT Forum 2014.

Apesar de serem pertencentes a indústrias bem distintas, as três empresas tem hoje nos dados uma fonte  importante para a tomada de decisões. O CIO da Anhanguera Educacional, Luciano Possani, contou um pouco sobre o recente projeto de BI da instituição, que envolve no cruzamento de dados sobre o perfil de candidatos aprovados no vestibular, bem como na análise comportamental sobre o aprendizado de alunos. Essas informações têm sido decisivas para o negócio, uma vez que são utilizadas tanto para reduzir a inadimplência, no primeiro caso, como para diminuir a taxa de evasão escolar.

Já o Banco Volksvagen começou há três anos um projeto de dados estruturados que visava inicialmente deixar a casa em ordem para que no futuro seja possível evoluir para o conceito de big data. “Hoje o big data está mais na fase de conhecimento na empresa. Investimos para preparar a base, na gestão de dados corporativos e implantamos um plataforma de gestão de dados mestres”, explica Rafael Rolla.

Além de impactar decisivamente na análise de crédito para a compra de automóveis, o projeto de dados estruturados da instituição financeira, atrelada ao Grupo Volkswagen, permite entender o perfil de compra e recompra de cada cliente para que a estratégia de negócio seja montada na ponta.

“Hoje conseguimos entregar à força de venda uma lista com clientes no período de recompra para montar uma oferta em cima, e isso já está dando retorno”, diz. Segundo ele, o desafio pela frente está no aculturamento do negócio para explorar o potencial muito maior que a ferramenta é capaz de entregar.

A Mondelez, por sua vez, hoje tem habilidade de tomar decisões em três momentos cruciais para seu negócio no ramo alimentício: quando o produto chega na gôndola, quando o consumidor escolhe e quando o produto é consumido. O CIO da empresa, Carlos Buss, comentou que o projeto esbarrou em dificuldades em seu início, pois estava mais centrado na TI. “A discussão não avançava porque não era uma discussão de tecnologia, e sim de negócios. Nós achávamos que o desafio era implantar novas tecnologias, mas o desafio estava em achar pessoas para extrair a analise certa desses números”, compartilhou.

A cobertura completa do IT Forum Detate “Analytics” e mais detalhes sobre os projetos das empresas que participaram da discussão você confere na próxima edição impressa da revista IT Forum 365.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

15 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

15 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

17 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

18 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

19 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

20 horas ago