CIO e storytelling: 8 dicas para cativar seu público

Líderes precisam dominar a arte de contar histórias para conquistar seus conselhos de administração

Author Photo
8:00 am - 15 de abril de 2020

Muitos líderes de TI são tratados como executivos estratégicos que impulsionam a transformação digital, mas não basta fazer apresentações simplesmente adequadas aos seus conselhos executivos.

Em vez disso, os líderes de TI precisam aprender a ser mestres em contar histórias que atraem o público com uma narrativa convincente.

“A tecnologia foi além de melhorar a eficiência e impactar os clientes e os fluxos de lucro”, diz Ed Gabrys, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner. “Há uma expectativa por parte da equipe executiva de que os CIOs desenvolvam”.

Essa expectativa está sendo alimentada, em parte, por palestras dinâmicas do TED, influenciadores de mídia social e líderes conceituados da indústria, todos os quais aumentaram as expectativas quanto à qualidade da apresentação.

Os CIOs que não conseguem atrair seu público com antecedência correm o risco de perdê-lo durante a apresentação. Noventa e cinco por cento das pessoas pesquisadas admitiram multitarefa, inclusive olhando telefones, durante as reuniões, diz Gabrys.

Aqui, Gabrys e Angelic Gibson, CIO da AvidXchange, fornecedora de software de contas a pagar SaaS, oferecem dicas para os CIOs que desejam aprimorar suas apresentações.

Faça sua lição de casa

Quando Gibson cria apresentações no conselho, ela faz com que um ou mais membros o analisem antes de apresentar. Isso a ajuda a “testar a pressão” e aprimorar sua mensagem.

“Muitas vezes ficamos presos em nossas próprias cabeças e não estamos trazendo pessoas conosco”, diz Gibson. “Tem que ser alto o suficiente para ser entendido por todos na sala”.

Crie sua narrativa

A maior chave para o sucesso da apresentação é focar em uma grande ideia, como articular uma iniciativa que apoia seus negócios digitais. A narração de histórias ajuda os conselhos a entender como os negócios podem ser impactados por um investimento que exige sua aprovação, diz Gibson. “É importante fazer isso de maneira a tornar as informações relevantes para os membros do conselho”, diz.

Onde começar? Gabrys aconselha descrever quem é a história, detalhando seus desejos, metas e ambições, bem como seus desafios e possíveis caminhos para o sucesso.

Talvez seja “Julie” ou “George”, servindo como proxies para o seu cliente típico. Os CIOs estão bem posicionados para criar histórias atraentes porque estão familiarizados com os processos de negócios de todos os que estão no C-suite. “Uma boa história atravessará todos esses elementos tribais”, afirma Gabrys.

Gibson acrescenta que a comunicação do “porquê” da solicitação, incluindo o detalhamento de como as forças competitivas e a dinâmica do mercado informam a solicitação, é fundamental para a história.

Os CIOs também devem estimar o tempo necessário para as iniciativas criarem valor e detalhar os pontos de atrito que podem diminuir a velocidade de lançamento no mercado.

Ao conceber sua narrativa, cuidado com as armadilhas comuns. Se você está procurando dinheiro para um novo serviço em nuvem ou aplicativo de Inteligência Artificial, desenvolva-o, explicando o cenário competitivo e por que você precisa agir agora para apoiar Julie ou George.

Embora a solução ajude a impulsionar o resultado do negócio, evite a tentação de liderá-lo. Infelizmente, muitos líderes de TI começam sua história com a solução. “Se eles entenderem a ordem errada, já perderam o público”, diz Gabrys.

Além disso, evite falar muito no jargão de negócios corporativos e técnicos ou você perderá seu público. Embora os CIOs possam explicar o que é a tecnologia, o que ela faz e por que eles precisam, detalhes técnicos geralmente são perdidos em um quadro.

Varie sua entrega vocal

Faça uma alteração a cada 10 minutos. Os estudos mostram que as pessoas afinam uma apresentação após 10 minutos; portanto, mude sua dinâmica vocal, formato de apresentação, tipo de mídia ou abordagem de interação.

Empregue pausas de “humildade” e “energia”

Faça uma pausa no final de uma frase e no final de uma grande ideia, o que dará ao público um momento para refletir, recordar e se envolver, aconselha Gabrys. Além disso, não se esqueça de variar a duração e a velocidade de suas frases. Então faça uma pausa. Isso é conhecido como “pausa humilde”.

Vá além, fazendo uma pausa longa o suficiente para começar a se sentir desconfortável. Olhe para o seu público e reconheça-o. Esta é a “pausa de energia”.

Faça perguntas para facilitar a conversa

Tente algo aberto como: “Reserve um momento e invente uma coisa que os gigantes digitais estão fazendo para atrair talentos, que não somos”. Depois, faça uma pausa de energia e envie a eles um sinal claro de que a pergunta deve ser refletida e respondida. Evite perguntas retóricas, como “Não é frustrante quando …?” Estes destinam-se à ênfase e não a uma resposta genuína.

Promover o engajamento

Sabe como as crianças prosperam na estrutura? Seu público adulto pode se beneficiar do envolvimento em atividades físicas. Por exemplo, envolva seu público-alvo em uma sessão de perguntas práticas ou peça que ele faça uma pesquisa de audiência em seus telefones, diz Gabrys. Por fim, incentive-os a interagir com seus vizinhos, compartilhando uma história ou fazendo com que eles resolvam um problema.

Encerre com impacto

Muitas grandes histórias se referem ao começo. Por exemplo, você pode ter configurado uma pergunta que não foi respondida ou ter iniciado uma história que ainda não terminou. Use o seu fim para responder à pergunta, terminar a história ou reformular sua premissa inicial.

Termine com um resumo dos principais tópicos e um plano de ação. Diga a eles o que fazer a seguir para que eles possam aproveitar as oportunidades que você apresentou.

Revise sua mensagem

Muitas vezes, a história não pode ser contada em uma apresentação, mas deve ser estendida por 12 trimestres, diz Gibson. Dedicar um tempo para revisar a apresentação e o feedback após a reunião do conselho pode ajudar a aprimorar a mensagem.

Faça perguntas aos membros do conselho sobre o que ressoa ou não bem, para avaliar o que funciona e use isso para melhorar e avançar sua história para a próxima reunião.

Os CIOs podem tomar muitas outras medidas para garantir apresentações bem-sucedidas e conquistar os conselhos. Certifique-se de fazer um contato visual sólido, concentrando-se em uma parte da plateia de cada vez, saindo do pódio e mantendo as mãos e os braços abertos e expressivos, diz Gabrys.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.