CIO é peça fundamental para sucesso da Indústria 4.0

Author Photo
12:08 pm - 09 de agosto de 2017
Indústria 4.0 Indústria 4.0

Cada dia mais a tecnologia se vê inserida em todas as áreas de negócios. Não é difícil responder: que tipo de empresa nos dias de hoje não usa qualquer tipo de tecnologia? A complexidade dos sistemas e, consequentemente dos projetos, aumenta a cada dia.

Esse movimento, inclusive, motivou Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisas do Gartner, a afirmar recentemente que a área de Tecnologia da Informação (TI) é a mais preparada para conduzir o processo de transformação digital das empresas. E foi além: prevê que o setor mudará de nome para Tecnologia de Negócios (TN).

Um exemplo de projeto que deve ter o envolvimento completo do time de tecnologia é a Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, que engloba tecnologias de automação e conectividade para otimizar e trazer inteligência a operações industriais. Mais do que isso, deve ter a TI engajada com as áreas de negócios. Mas não é o que está acontecendo no Brasil.

A observação é de Andre Krause, diretor de TI da Siemens PLM, unidade de negócios da Siemens Digital Factory Division. O executivo afirma que a maioria das demandas por soluções de Indústria 4.0 vem das áreas de negócios, sobretudo de engenharia. A questão é que, segundo ele, toda a base destes sistemas é a tecnologia, por isso é essencial envolver a figura da TI, sob a liderança do CIO. “Todas as máquinas estão rodando na computação. E se houver uma invasão no sistema? Além disso, o CIO tem capacidade de traduzir o que são as informações, como vulnerabilidade, dimensão etc”, comenta.

Allyson Chiarini, diretor de Marketing da empresa para América do Sul, diz que, se não houver esta parceria das áreas de operações com a TI, o produto jamais sairá perfeito. “Se sistema cair, é a TI que vai analisar. É ela também que irá analisar dados, integrar SAP etc. A TI não sabe do projeto específico, mas sabe se a solução vai precisar de um mainframe para rodar, por exemplo. Vemos uma barreira velada entre TI e manufatura”, destaca.

Krause compara estes tipos de implementações com outro importante sistema para as companhias. “Um projeto de Indústria 4.0 se assemelha a um ERP bem implementado. Se está ok, traz ganhos enormes para a empresa.”

Cenário

Segundo os executivos, com base nas suas experiências em contatos com clientes no Brasil, as multinacionais estão muito à frente neste quesito integração entre TI e áreas de operações para projetos de Indústria 4.0. Um dos principais motivos é que estas companhias já trazem tecnologias de fora e todo esse conceito.

No entanto, parece que o mercado local ainda não entendeu essa importância e, entre as empresas não multinacionais, cerca de 75% ainda não contam com o envolvimento do CIO em projetos de automação industrial.

A indústria que lidera o modelo ideal é a automotiva. Um exemplo citado pelos executivos é a Fiat Chrysler, com sua fábrica na cidade de Goiana, em Pernambuco, inaugurada em 2015. Com investimento total de R$ 7 bilhões, a instalação conta com equipamentos Siemens PLM e é considerada um case de sucesso nesse modelo defendido por Krause e Chiarini.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.