Cinco tendências que influenciarão experiência do consumidor em 2016

Author Photo
11:15 am - 15 de fevereiro de 2016
Cinco tendências que influenciarão experiência do consumidor em 2016
Em um momento em que cada vez mais ouve-se falar sobre colocar o cliente no centro da estratégia, o modo como as empresas passam a interagir e engajar também entram em foco. 
De acordo com estudo divulgado pelo Gartner, 89% das companhias planejam competir focando principalmente na experiência do consumidor este ano – o que representa aumento notável com relação a 2014 (36%) e 2015 (58%).
Ferramentas como inteligência artificial, internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), dispositivos móveis e outras tecnologias irão transformar o engajamento de empresas com seus clientes, de acordo com a empresa de serviços em nuvem para engajamento de clientes, comunicação e colaboração Interactive Intelligence. 
“É nítido que as empresas estão priorizando experiências interativas com o consumidor e as tendências que identificamos serão críticas para aquelas que pretendem se manter competitivas”, diz Donald E. Brown, fundador e CEO da Interactive Intelligence. “É importante notar que esse movimento depende muito da nuvem, análise de dados e big data. Essas tecnologias contemporâneas formam a base de quase todas as coisas relacionadas à experiência do consumidor e continuaram sendo componentes chave para o sucesso de qualquer estratégia em engajamento de clientes.”
Confira as previsões da companhia sobre cinco tendências que transformarão o atendimento ao cliente em 2016.

1. Foco no cliente rompe a distância entre contact center, empresa e stakeholders externos
O mundo de hoje, concentrado no cliente, faz com que o relacionamento com o consumidor seja responsabilidade de todos. Esse desafio conduzirá a necessidade de fluxos de trabalho digitais movidos por sistemas convergentes que darão suporte ao engajamento com clientes, comunicação e colaboração, e a nuvem desempenhará um papel fundamental nesse contexto. 
Os fluxos de trabalho vão ajudar não só no rompimento das barreiras entre contact center e empresa, mas também entre organizações e seus parceiros, fornecedores e consumidores por respostas mais rápidas e maior compartilhamento de informações.
 
2. Internet das coisas expande a experiência omni-channel
O explosivo crescimento da conectividade entre dispositivos, tecnologia wireless, computação em nuvem e análise de dados avançados têm impulsionado a IoT a se tornar uma realidade. Hoje, um terço das empresas relata usar a internet das coisas, com outro terço planejando fazê-lo em 2016. 
Mas, como usar essa tecnologia para melhorar o atendimento ao cliente sem criar outro canal isolado? Melhores práticas para conectar plataformas da IoT com o contact center serão cruciais se empresas querem criar uma experiência conectada ao cliente em todos os canais de interação.
3. Inteligência artificial: chegou a hora do machine learning
Os mais recentes avanços em inteligência artificial têm impulsionado o crescimento de máquinas mais inteligentes. De fato, o mercado global para mecanismos inteligentes está previsto para crescer aproximadamente US$ 15,3 bilhões até 2019, com uma taxa de crescimento composto anual de 19,7%. 
Máquinas mais inteligentes podem ajudar empresas a identificar padrões e prever o comportamento do cliente. Essa ferramenta será cada vez mais utilizada para engajar clientes com proatividade e gerenciar contact centers de forma muito mais efetiva e intuitiva, incluindo a utilização de robôs de conversação que servem como agentes virtuais e supervisores.
 
4. Consumidores hiperconectados têm serviços de autoatendimento sofisticados
Com o crescimento da influência da Geração Y nos processos de compra, a demanda por serviços de autoatendimento disparou. Essa necessidade por opções de serviços self-service mais sofisticados (web, SMS e dispositivos móveis) tem feito empresas se esforçarem para dar a essa geração uma verdadeira experiência multicanal. Apesar dos desafios, as oportunidades aumentam, especialmente para startups e empresas de pequeno e médio porte – geralmente mais ágeis do que seus competidores maiores.
 
5. Tudo móvel
O tópico de mobilidade não é nada novo e consumidores estão antecipando rapidamente a habilidade de fazer tudo por meio de dispositivos móveis. Em 2016, aplicativos de desenvolvimento para mobiles não serão mais uma ideia futura, mas uma regra. O desafio será criar uma experiência que garanta que o contexto da interação seja transferido na medida em que os clientes passam de aplicativos móveis para interações ao vivo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.