Cinco benefícios do controle de acesso por biometria

Author Photo
9:34 am - 06 de junho de 2016
Cinco benefícios do controle de acesso por biometria
Antes presente apenas em filmes de ficção científica, o controle de acesso aos ambientes por meio da autenticação biométrica tornou-se item importante em grandes projetos de segurança.
Para Cristiano Felicíssimo, diretor da Seal Telecom, o controle de acesso por biometria é parte importante de grande projetos de segurança no universo corporativo. “É eficiente e possui ótimo custo-benefício, já que a manutenção tem valor baixo”, afirma o executivo. 
Dados da consultoria internacional Technavio apontam alta de 23% nos investimentos no segmento nos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) até 2019. Já a Tractica, especialista estrangeira, prevê que o mercado mundial deve sair da movimentação de US$ 2 bilhões em 2015, para US$ 15 bilhões em 2024.
Neste cenário, Felicíssimo destaca cinco benefícios do uso desse sistema, considerado um dos métodos mais seguros de identificação.
 
1. Mais segurança em locais de acesso restrito: alguns ambientes exigem total controle sobre a circulação de indivíduos. É o caso, por exemplo, das áreas restritas de distribuição de medicamentos, salas de diretoria, ambientes governamentais, entre outros. Nesses locais, contar com a biometria para validar a identidade do profissional faz a diferença para garantir a segurança interna.
 
2. Diminuição do risco de clonagem: a possibilidade de fraudes ou falsificações é muito menor no sistema de controle biométrico. Afinal, clonar as características individuais do indivíduo é praticamente impossível, o que potencializa o nível de segurança.
 
3. Armazenamento de informações: outro diferencial importante do controle de acesso por biometria é a possibilidade de armazenar as informações sobre a entrada de pessoas no local. Dessa forma, é possível consultar o histórico para saber quem esteve no ambiente em determinada data e até identificar o tempo que a pessoa ficou no local.
 
4. Evitar problemas com perdas e esquecimento de senhas: um dos problemas mais comuns para quem gerencia a segurança de empresas é lidar com perdas e esquecimento de senhas por parte dos funcionários. Isso acaba colocando em risco o controle de acesso aos ambientes, já que qualquer pessoa pode se apropriar de uma senha eletrônica. Como a biometria utiliza as características biológicas dos indivíduos, sua utilização elimina esse problema.
 
5. Convergência com outras tecnologias: para potencializar ainda mais a segurança nos ambientes internos, a biometria também pode ser combinada com o uso de outras tecnologias como dispositivos móveis.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.