Cielo fecha parceria para combater fraudes online

Publicado:

Leitura 3 minutos

Cielo fecha parceria para combater fraudes online

A credenciadora de cartões Cielo fechou aliança estratégica com a CyberSource, subsidiária da Visa que atua com soluções para gestão de pagamentos, para oferecer a varejistas online ferramenta de prevenção de fraudes. A Cielo possui até o momento nove mil clientes online ativos e vai oferecer a ferramenta também para clientes de outras credenciadoras.

A parceria entre as companhias permite à Cielo ter acesso a mais de 60 bilhões de transações processadas anualmente em todo o mundo e, consequentemente, oferecer aos seus clientes uma ferramenta de gestão de fraudes capaz de analisar mais de 260 provas através de detectores automáticos, como a checagem de histórico do comprador em apenas dois segundos.

As melhores notícias de tecnologia B2B
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada

Outras características da ferramenta destacadas são otimização dos resultados comerciais, a garantia de uma maior conversão de vendas com um menor custo operacional e a redução do volume e tempo de revisão dos pedidos. “O foco é oferecer segurança aos lojistas online do Brasil e, ao mesmo tempo, permitir resultados diferenciados”, ressalta Eduardo Chedid, vice-presidente executivo de produtos e negócios da Cielo.

A solução de fraudes apresentada terça-feira (20) conta com um painel de regras que controla a classificação automática de casos para revisão manual e um sistema “avançado” de relatórios de análises. Com uma interface personalizada, segundo o executivo, os resultados são automaticamente avaliados de acordo com as regras preestabelecidas pelo lojista.

“Para o e-commerce brasileiro, em termos de segurança, é uma evolução semelhante à implantação do chip nos cartões em substituição à tarja magnética”, compara.

A solução pode ser facilmente integrada com a ferramenta de gestão de risco da Cielo (Lynx), capaz de analisar todo o volume que passa peã rede da companhia e fornece alertas aos bancos emissores. Para Chedid essa é outra vantagem da parceria.

Tecnologia

Uma funcionalidade da ferramenta da CyberSource, já disponibilizada em outros países, é o localizador do IP do computador, que permite identificar o equipamento do fraudador.

A ferramenta tem duas tecnologias integradas: Device Fingerprint e Package Inspection. Com elas, Chedid garante que o reconhecimento do local da transação sem incomodar o cliente é eficiente na queda do índice de fraudes.

“Nossa inspiração em focar nesse segmento, que já representa boa parte de nossos negócios (7%) como um todo é comprovado pelo crescimento do mercado em meios eletrônicos de pagamento”, ressalta. “O mundo físico contínua crescendo de forma impressionante, mas o online mais ainda”. A expectativa da companhia é de que 21% de suas transações sejam representadas por e-commerce em 2020.

Há três anos a Cielo passou a investir no mercado de e-commerce através de um trabalho conjunto. “Saímos da plataforma 1.0 para 1.5, e agora estamos na 2.0. Temos adicionado diversas features em cada edição e ainda não estamos felizes”. A ideia da companhia é fazer dessa plataforma algo ainda melhor com um futuro lançamento 2.5. “Isso é simplesmente um atestado de que investimos muito e vamos investir ainda mais para alcançar os 21% (das transações)”, completa Chedid.

Durante a ocasião, o presidente da Cielo, Rômulo Dias, adiantou que em abril a credenciadora vai permitir que os aparelhos Blackberry sejam usados como maquininhas de cartões pelos varejistas. “Já temos isso em iPods e no sistema Android”, afirmou.

 

Notícias relacionadas

Ver mais Seta para direita