Cielo e Drogaria Iguatemi testam pagamento por reconhecimento facial

Piloto com a Payface começou em farmácia de São Paulo. Processo sem contato promete segurança e identificação de consumidor mesmo com máscara

Author Photo
8:05 pm - 18 de fevereiro de 2021

A administradora de pagamentos Cielo, a rede de farmácias Drogaria Iguatemi e a startup Payface anunciaram nesta quinta (18) o lançamento de um projeto piloto para um sistema de pagamento por reconhecimento facial. A experiência começou na loja da drogaria no Shopping JK Iguatemi, na capital paulista.

O pagamento é feito sem contato. O consumidor faz um cadastro prévio do rosto e do cartão de crédito no aplicativo da Payface. Ao fazer uma compra na loja, pode realizar a transação sem usar carteira ou celular e sem encostar no aparelho de leitura.

Leia mais: O que esperar para o setor de e-commerce em 2021?

A tecnologia usada é chamada de liveness. Por meio dela, dizem as empresas, o rosto é registrado também em movimento, o que evitaria fraudes usando fotos. A tecnologia permite também que o cliente seja identificado mesmo usando máscara. O processamento do pagamento é feito pela Cielo, responsável por cocriar o modelo com a drogaria e a Payface.

O piloto na loja do Shopping JK Iguatemi vai durar 30 dias. O projeto será então levado para as demais lojas da rede em São Paulo e Curitiba (PR).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.