Cidade de São Pedro investe em câmeras IP e leitura de placas

Com iniciativa, cidade abre caminho para conceito de cidade inteligente

Author Photo
1:55 pm - 13 de setembro de 2018

Localizada no interior de São Paulo, a aproximadamente 200 quilômetros da capital paulista, a cidade de São Pedro possui 34.898 habitantes e conta com um patrimônio natural e histórico que atrai turistas. A administração pública investiu na instalação de um sistema de fibra óptica, alcançou a diminuição de custos e, com isso, surgiu a oportunidade de investir ainda mais na segurança dos cidadãos e turistas.

O município recebeu aproximadamente 430 câmeras da fabricante sueca Axis Communications para o monitoramento de prédios públicos, escolas, hospitais, ruas e avenidas. Nos acessos ao município, as câmeras Axis fazem a leitura de placas dos automóveis e essas informações e imagens são compartilhadas com a Polícia Militar e secretarias municipais. Além de ajudarem na segurança, as câmeras mostram em tempo real o nível dos reservatórios da SAAESP, autarquia que cuida do abastecimento de água em São Pedro.

Com a instalação das câmeras de videomonitoramento em pontos chave da cidade, cresceu a resposta às ocorrências policiais e a proteção aos turistas e moradores. Nos primeiros meses após a expansão da operação, por exemplo, as prisões em flagrante cresceram 133%. Os equipamentos atuaram em casos que terminaram com prisão de estelionatários, após identificação da placa do carro do suspeito – por meio das câmeras de Rede AXIS. As imagens também são usadas para monitorar o abastecimento de água da cidade e informar as secretarias sobre o funcionamento de serviços públicos para a sociedade.

Apoio em investigações

As ruas e avenidas de São Pedro contam com modelos AXIS Q6114-E, AXIS Q5635-E e AXIS Q6155-E. O zoom desses modelos serve para acompanhar o cotidiano da área e, quando necessário, apoiar o trabalho da Polícia Militar, que utiliza as imagens para o planejamento de ações. Após a instalação do sistema, o número de flagrantes lavrados na Delegacia da Polícia Civil de São Pedro também cresceu: em um semestre passou de 6 para 14 – aumento de 133,3%. O número de presos em flagrante no mesmo período teve 100% de aumento.

“Esses números são reflexo da resposta da Polícia Militar”, reforçou o tenente Sol Reys, da 3ª Companhia da Polícia Militar. Ele destacou as operações realizadas, o uso das imagens das câmeras de monitoramento e as informações prestadas via 181 – Disque Denúncia como importantes ferramentas de auxílio no combate a ações criminosas. “Muitas vezes conseguimos identificar com estas ferramentas o indivíduo responsável por mais de uma ação e fazer a detenção”.

Na lista dos casos solucionados por meio do uso das imagens estão também roubos, furtos e até auxílio para esclarecimento do único homicídio registrado na cidade no período de seis meses. Um caso que chamou a atenção da Guarda Civil Municipal foi o de uma pessoa que esqueceu a bolsa com R$ 700 em um banco da praça da cidade. Com o uso das imagens do sistema de monitoramento, o responsável pelo furto do dinheiro foi identificado e a vítima recebeu o bem de volta.

LPR contra quadrilhas regionais

São Pedro enfrentava uma onda de golpes aplicados por estelionatários que têm como alvo pessoas idosas. Nos três portais de entrada e saída de veículos da cidade, foram instalados os equipamentos AXIS P1365 e AXIS P1365-Mk II com software de Digitfort, capturando em média 15 mil placas por dia.

“Os veículos que entram e saem da cidade têm a placa armazenada. Essas informações também são enviadas para uma central da Polícia Militar em São Paulo para análise. Se o sistema acusa a placa de um veículo roubado, a informação é transmitida para a Polícia Militar de São Pedro”, explica Francisco Guerreiro, responsável pela Central de Operações e Inteligência de São Pedro.

Com as câmeras Axis instaladas, foi possível, por exemplo, identificar e prender estelionatários de Rio Claro, município na região, que resolveram ir a São Pedro aplicar golpes. Com o número da placa do veículo usado, a Polícia chegou até o criminoso.

“Temos uma central de monitoramento com autonomia de cadastrar placas. Se o veículo entrar na cidade, o sistema avisa nossos agentes. Com câmeras espalhadas por todo município, no caso de uma ocorrência é possível traçar rotas por onde o criminoso pode ter passado ou usar as imagens para preparar a polícia antes de uma abordagem”, explica Francisco Guerreiro.

Patrimônio Material

O município conta com 19 escolas, todas com câmeras, além de hospitais, prédios públicos e unidades básicas de saúde. As imagens são vistas pelas secretarias para avaliar os serviços públicos e acompanhar ações como a entrada e saída dos estudantes. São 57 câmeras AXIS M3044-V utilizadas para o monitoramento interno; 174 AXIS M3004-V para corredores e salas; 12 AXIS M3025 e 14 panorâmicas do modelo AXIS M3027. Além disso, há 94 câmeras de rede AXIS M3024 na parte externa de edifícios e equipamentos públicos.

Abastecimento de água

As câmeras também são usadas para verificar o nível dos reservatórios do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (Saaesp) – que cuida do abastecimento de água da cidade. A autarquia é responsável por 11 poços artesianos e 30 reservatórios que abastecem a cidade. Os modelos AXIS M1125-E e AXIS Q6155-E ficam no topo do reservatório e com o zoom da câmera PTZ, a central de videomonitoramento consegue visualizar até 2 km.

“Para o reservatório do SAAESP, o uso das imagens vai além da segurança: são úteis para verificar o nível das caixas d’água e, com isso, evitar o desabastecimento dos bairros, falta de manutenção ou mesmo o escoamento da água – em caso de excesso”, comenta Francisco Guerreiro, que indicou como próximo passo a automação desse sistema para, se possível, enviar alertas automáticos caso o nível da água aumente ou diminua muito.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.