Cibercriminosos utilizam Eleições como máscara para ataques

Author Photo
3:52 pm - 01 de outubro de 2014
Cibercriminosos utilizam Eleições como máscara para ataques
Como já é comum em datas próximas a grandes eventos, diversos ciberataques estão usando chamadas para matérias referentes às Eleições gerais deste ano para infectar computadores com arquivos trojans capazes de roubar dados bancários ou alterar boletos bancários. 

Um levantamento, realizado pelo Kaspersky Lab entre o início de agosto e o final de setembro, mostrou que as primeiras tentativas envolviam supostos chamados do Tribunal Superior Eleitoral para trabalhar como mesários nas Eleições, solicitando que o usuário realizasse o cadastro através do link para o qual ele era redirecionado, conforme mostra a imagem abaixo.

Virus%201


Também não faltaram durante o período eleitoral mensagens explorando a tragédia envolvendo a morte do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. E-mails maliciosos oferecendo supostas fotos e áudio do acidente começaram a circular entre os internautas brasileiros logo após a tragédia, como a imagem abaixo mostra.

Virus%202

Segundo o analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini, os ataques continuarão durante e após as eleições. O analista aponta que os candidatos devem estar preparados para ataques de negação de serviço onde cibercriminosos usam redes zumbis de computadores para atacar sites institucionais dos candidatos. O executivo alerta que os usuários devem estar atentos as mensagens disseminadas em redes sociais, especialmente nos dias que antecedem a eleição.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.