Cibercriminosos usam roteadores para redirecionar usuários para sites maliciosos

Author Photo
5:03 pm - 11 de junho de 2015
Cibercriminosos usam roteadores para redirecionar usuários para sites maliciosos
Cibercriminosos estão utilizando malwares para reconfigurar o DNS de roteadores, consequentemente, redirecionar usuários para websites maliciosos, de acordo com a empresa de segurança Trend Micro. O objetivo é roubar informações sigilosas, como credenciais de conta e senhas.
O Brasil é o país que apresenta o maior número deste tipo de site malicioso – 88% do total – seguido por Estados Unidos e Japão.
Com as configurações de DNS alteradas, os usuários não sabem se estão navegando por sites confiáveis ou cópias deles. Os mais vulneráveis a este tipo de ataque são as pessoas que não modificam a configuração padrão dos roteadores. 
Outro dado importante sobre essa tática, segundo a Trend Micro, é que alguns dos sites identificados pela empresa são adaptados para serviços móveis. Isso significa que, uma vez que o roteador tem suas configurações de DNS alteradas, todos os equipamentos na rede do roteador estão vulneráveis a esses ataques, inclusive os dispositivos móveis. 
Os ataques podem não ser somente limitados a fraudes bancárias online. Eles podem ser perigos iminentes também para a internet das coisas (IoT) ou dispositivos inteligentes.
Proteção
Para prevenir ataques contra roteadores, a Trend Micro recomenda que os usuários configure-os da seguinte forma:
– Usar senhas fortes para todas as contas de usuário;
– Usar endereços de IP diferentes das contas padrão;
– Desabilitar recursos de administração remota.
Outra dica é verificar periodicamente as configurações DNS do roteador e prestar atenção às visitas a sites que solicitam o uso de credenciais, como provedores de e-mail, bancos, entre outros. Todas essas páginas devem exibir um certificado SSL válido. Como ação preventiva, também é possível instalar extensões de browser que possam bloquear scripts antes de eles serem executados no browser.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.