Ciberataque ao Parlamento Britânico restringe acesso a e-mails

Author Photo
10:36 am - 26 de junho de 2017

Um ciberataque ao Parlamento Britânico registrado no sábado (24/6) desativou algumas das comunicações do órgão, interrompendo a capacidade de os legisladores acessar e-mail, disse um porta-voz da Câmara.

Isso porque, para impedir que o ataque se espalhasse, o governo bloqueou o acesso a contas oficiais de e-mail. Contudo, computadores dentro dos edifícios do Parlamento funcionam normalmente, de acordo com um comunicado.

“Descobrimos tentativas não autorizadas de acessar contas de parlamentares. Estamos agora investigando o caso”, disse o porta-voz, solicitando anonimato de acordo com as regras da Câmara.

Em comunicado, o Parlamento afirmou que conta com “medidas robustas para proteger todas as nossas contas e sistemas, e estamos tomando as medidas necessárias para proteger nossa rede”.

Segundo o jornal The Daily Telegraph o ataque teria começado na sexta-feira a aconteceu dois dias depois de o The Times, de Londres, reportar que senhas de mais de 8 mil oficias da polícia e do governo do Reino Unido eram oferecidas por cibercriminosos russos em sites de hackers.

Há um mês, o ransomware WannaCry atacou sistemas na Grã-Bretanha e em todo o mundo. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido foi gravemente afetado, com computadores infectados em mais de 40 hospitais. O ataque causou o cancelamento de cirurgias eletivas e forçou alguns hospitais a reverter para papel e lápis o registro de suas informações.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.