Chrome 88 terá novos recursos de proteção por senha

Recursos de segurança do novo Chrome 88 avisa o usuário sobre senhas fracas e centraliza, em um único local, o gerenciamento das senhas

Author Photo
11:33 am - 21 de janeiro de 2021

Para aumentar a segurança do usuário do recém-lançado Chrome 88, o Google anunciou novos recursos de proteção por senha que começarão a ser implementados nas próximas semanas. A companhia promete avisar ao usuário quando há senhas fracas ou comprometidas para correção do problema.

O Chrome já pode solicitar que você atualize suas senhas salvas quando você fizer login em sites. No entanto, com o Chrome 88, o usuário pode gerenciar todas as senhas de forma ainda mais rápida e fácil, em um único lugar, nas configurações do Chrome no desktop e no iOS. O aplicativo do Chrome para Android também terá esse recurso em breve.

Depois de clicar no avatar do perfil, há um ícone de chave que pode ser clicado para começar a verificar se há senhas fracas.

Segundo comunicado da gigante de tecnologia, a verificação de segurança (Safety Check) do Chrome, que alerta os usuários sobre quaisquer credenciais comprometidas que eles possuam, lançada no ano passado, levou a uma redução de 37% nas credenciais comprometidas armazenadas no Chrome. O Safety Check é usado 14 milhões de vezes por semana, diz a Google.

A partir de setembro passado, os usuários do iOS puderam preencher automaticamente suas senhas salvas em outros aplicativos e navegadores. Hoje, o Chrome está otimizando 3 milhões de logins em aplicativos iOS todas as semanas, diz a empresa.

O Google também tornou o preenchimento de senha mais seguro para usuários do Chrome no iOS, adicionando autenticação biométrica. O recurso será liberado no Chrome no Android, em breve. Antes do preenchimento automático, os usuários do iOS precisam usar o Touch ID, o Face ID ou a senha do telefone antes de preencher automaticamente uma senha salva em outro aplicativo ou site.

O Chrome 88 foi lançado no início da semana e é a primeira versão do Chrome em anos a não incluir o Adobe Flash Player no navegador, que atingiu o fim de sua vida útil no final de 2020. Dessa forma, Mozilla, Google, Apple e Microsoft também abandonaram o suporte para Flash em seus respectivos navegadores. O suporte a FTP também foi desativado no Chrome 88, que agora também bloqueia downloads de arquivos HTTP de páginas HTTPS.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.