China e EUA lideram número de cidades com 5G, aponta estudo

Segundo VIAVI Solutions, atualmente cerca de 2 mil cidades possuem redes 5G. Globalmente, ecossistema Open RAN também cresce

Author Photo
10:57 am - 05 de maio de 2022
5G

Cerca de 2 mil cidades no mundo possuem redes 5G, segundo levantamento da VIAVI Solutions. De acordo com o “The State of 5G”, atualmente, 1.947 cidades já oferecem a tecnologia. As duas maiores economias do mundo, China e Estados Unidos, estão em primeiro e segundo lugar em relação ao número de cidades com 5G – a China com 356 e os EUA com 296. As Filipinas permaneceram em terceiro lugar com um total de 98 cidades com 5G.

Segundo o relatório, no final de janeiro de 2022, 72 países tinham redes 5G em funcionamento, considerando uma nova leva de nações, como Argentina, Butão, Quênia, Cazaquistão, Malásia, Malta e Ilhas Maurício, nos quais o 5G entrou em funcionamento na segunda metade de 2021.

A região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) ultrapassou a APAC (Ásia-Pacífico – incluindo a Grande China), com o maior número de cidades 5G, sendo 839 no total; APAC tem 689 cidades de 5G e as Américas somam 419.

Leia mais: 5G: segurança e entender casos de uso são desafios da tecnologia

Em relação à infraestrutura de 5G existente, a maioria das redes implantadas são non-standalone (NSA), o que significa que o equipamento 5G é adicionado à infraestrutura de rede 4G existente.

Globalmente, existem 24 redes 5G autônomas (standalone; SA), ou seja, com infraestrutura e rede construídas especialmente para o 5G. A Viavi lembra que o aproveitamento total do 5G, bem como seus novos modelos de monetização e negócios, além da banda larga móvel aprimorada (eMBB), só serão possíveis quando as redes 5G standalone criadas em novas redes principais estiverem plenamente funcionais.

O “The State of 5G” também destaca o crescente ecossistema Open RAN pelo mundo, combinando operadoras móveis e fornecedores de software e infraestrutura que buscam desenvolver uma Rede de Acesso de Rádio (RAN) aberta e virtualizada com controle de Inteligência Artificial (IA) incorporado.

Em março de 2022, 64 operadoras anunciaram publicamente sua participação no desenvolvimento de redes Open RAN.

“O 5G continuou em expansão, apesar das dificuldades de uma pandemia global”, analisa Sameh Yamany, CTO da VIAVI Solutions. “O reforço das redes é o próximo passo para o 5G e isso deve acontecer estruturado em alguns passos. Em primeiro lugar, esperamos ver mais redes 5G standalone, que cumprirão grande parte da promessa do 5G, tanto para as operadoras quanto para o ecossistema mais amplo de usuários. E em segundo lugar, esperamos ver o Open RAN continuar seu rápido desenvolvimento e começar a se tornar o padrão de fato”, conclui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.