Chile contará com apoio do Brasil na criação do Ministério de Ciência e Tecnologia

Author Photo
12:03 pm - 29 de março de 2016
Chile contará com apoio do Brasil na criação do Ministério de Ciência e Tecnologia
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, recebeu nesta semana uma delegação de autoridades do Chile para que juntos possam discutir a criação de um ministério no país. 
À delegação chilena, o ministro citou o novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação como um dos mais importantes avanços para a comunidade científica brasileira. Ele destacou que a lei permite que professores em regime de dedicação exclusiva nas universidades atuem no setor produtivo. Além disso, lembrou que as universidades poderão participar de empresas inovadoras.
Pansera também citou a criação da Empresa Brasileira e Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) como exemplo de apoio aos projetos de desenvolvimento tecnológico das instituições de ensino feitos em parceria com o setor produtivo. 
Ele explicou que o MCTI complementa os recursos captados pelas universidades e institutos de pesquisa para execução dos projetos de inovação industrial. “Em dois anos, disponibilizamos R$ 270 milhões para os projetos da Embrapii. Isso significa que esse modelo está dando certo.”
Para o diretor-executivo da Comissão Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica do Chile (Conicyt), Christian Nicolai, a experiência brasileira vai contribuir para a elaboração de um projeto de lei para a criação do ministério chileno.
Segundo ele, o projeto deve ser enviado pela presidenta Michelle Bachelet ao Parlamento do Chile até julho deste ano. “Temos muito interesse na política brasileira de ciência, tecnologia e inovação e na cooperação com o setor produtivo”, disse.

*Com informações com MCTI

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.