Chefe de segurança da Amazon afirma que Arábia Saudita hackeou telefone de Jeff Bezos

Gavin De Becker afirmou que investigação concluiu que sauditas tiveram acesso às informações de Bezos, exploradas por tabloide sensacionalista

Author Photo
9:39 am - 01 de abril de 2019

Investigadores contratados pelo CEO da Amazon, Jeff Bezos, concluíram que o vazamento de dados explorado pelo tabloide The National Enquirer – que chantageou Bezos em posse de textos e imagens íntimas entre ele e Lauren Sanches – foi, segundo o chefe de segurança Gavin De Becker, de autoria do governo da Arábia Saudita.

“Nossos investigadores e vários especialistas concluíram com grande certeza que os sauditas tinham acesso ao telefone de Bezos e obtiveram informação privada”, disse De Becker, em um artigo publicado no site The Daily Beast.

Em fevereiro, Bezos publicou um post no Medium onde afirmava que o portal sensacionalista Enquirer e a empresa que o detém, American Media Inc., o chantagearam com imagens que ele havia enviado a Lauren com quem, segundo o tabloide, ele tinha um caso. A história ganhou proporções políticas, pois toca na rivalidade entre Bezos e o presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Bezos também é dono do The Washington Post, jornal que Trump já afirmou ser um “jornal lobista”. Por sua vez, envolve a Arábia Saudita, que vê Bezos e o Post como uma ameaça.

“É claro que não quero que sejam publicadas fotos pessoais, mas também não quero participar das suas conhecidas práticas de extorsão, favores políticos, ataques políticos e corrupção”, escreveu Bezos sobre a American Media Inc.

Segundo informações do The Verge, Bezos pediu para De Becker descobrir como o tabloide ganhou acesso a suas imagens e textos. Uma das hipóteses era que o irmão de Lauren teria oferecido ao tabloide o conteúdo explorado, mas outras teorias emergiram como aquela que suspeitava que Bezos havia sido hackeado.

De Becker, afirma ainda no The Daily Beast, que apesar de ter concluído com “alta confiança” de que o governo saudita teve acesso ao telefone de Bezos, não está claro ainda se foi o governo mencionado que teria compartilhado a informação com a AMI. O chefe de segurança ressaltou que o resultado da sua investigação foi entregue a agentes federais nos Estados Unidos.

IDG Now! agora é itmidiacom. Para ler mais notícias, acesse.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.