A transformação digital não está apenas mudando as empresas, mas também redefinindo mercados e indústrias. Hoje, há um amplo reconhecimento entre os executivos sobre a necessidade de transformar seus negócios para o mundo digital. Esses executivos buscam estruturas para guiar suas transformações.
Essas estruturas podem ser desenvolvidas por meio de pesquisas patrocinadas pelo Conselho de Práticas Avançadas (APC). “Nós desenvolvemos essa estrutura. Nós o projetamos para ser aplicável em todos os setores, porque os limites do setor estão diminuindo. E como a transformação digital geralmente requer ampla reinvenção, uma estrutura útil deve incluir considerações estratégicas, tecnológicas, de capital humano e de cultura organizacional”, disseram Vijay Gurbaxani e Debora Dunkle, em artigo publicado no Search CIO.
Gurbaxani, professor e Diretor Fundador do Centro de Transformação e Dunkle, Diretora de Pesquisa do Centro de Transformação Digital da Universidade da Califórnia, adaptaram, em um artigo para o Search CIO, a lista de verificação do relatório Preparando-se para uma transformação digital bem-sucedida, produzido pelo Conselho de Práticas Avançadas da Sociedade de Gerenciamento de Informações e que pode ser encontrada na íntegra neste link.
Segundo os autores, a estrutura consiste em seis dimensões que, juntas, compõem os fatores para alcançar uma transformação digital bem-sucedida.
Elas incluem a visão estratégica de uma empresa, o alinhamento da visão e seus investimentos em transformação digital, a adequação da cultura à inovação, a posse de ativos e know-how suficientes em propriedade intelectual, a força de seu talento digital e o uso de tecnologias digitais.
Com base em suas pesquisas, a dupla calculou uma pontuação de categoria para cada uma das seis dimensões e definiram quatro níveis de avanço: atrás, no mesmo nível, um pouco à frente e significativamente à frente.
Para cada uma das seis dimensões abaixo, revise a lista de atributos e avalie sua empresa em uma escala de 0 (mais baixa) a 5 (mais alta), dependendo do grau em que a empresa se alinha ou reflete o atributo. Calcule a média dos atributos para cada dimensão para se chegar a uma contagem. Em seguida, compare sua empresa com a pontuação dos quatro tipos de empresas revelados no estudo da APC.
Pontuações comparativas da visão estratégica:
Atrás: 3,00
Na média: 3,20
Ligeiramente à frente: 3,80
Significativamente à frente: 4,67
Pontuações comparativas da cultura de inovação
Atrás: 3.60
Na média: 3,80
Ligeiramente à frente: 3,80
Significativamente à frente: 4.40
Pontuações comparativas de know-how e IP
Atrás: 3.40
Na média: 3,40
Ligeiramente à frente: 3,80
Significativamente à frente: 4.10
Pontuações comparativas de recursos digitais
Atrás: 2,90
Na média: 3,20
Ligeiramente à frente: 3,80
Significativamente à frente: 4,30
Pontuações comparativas do alinhamento estratégico
Atrás: 2,90
Na média: 2,80
Ligeiramente à frente: 3,40
Significativamente à frente: 4,00
Pontuações comparativas de ativos de tecnologia
Atrás: 3.10
Na média: 3.50
Ligeiramente à frente: 3,80
Significativamente à frente: 4,30
As escalas associadas a cada dimensão fornecem uma maneira útil para uma empresa identificar os pontos fortes e fracos na obtenção de mudanças na organização.
Elas também podem ser usados para identificar ao longo do tempo se os processos e procedimentos que eles iniciam estão atingindo os objetivos pretendidos, explicam.
Gurbaxani e Dunkle enxergam maiores diferenças entre empresas de alto e baixo desempenho nas dimensões de visão estratégica, recursos digitais e ativos de tecnologia.
Segundo os autores, isso sugere que as empresas que gostariam de progredir na transformação devem começar do topo. As empresas que têm uma visão estratégica bem articulada têm maior probabilidade de investir em ativos e talentos em tecnologia.
Gurbaxani e Dunkle sugerem, então, algumas ações para o sucesso da transformação digital da sua empresa:
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