Como usar o ChatGPT para aprimorar seu inglês para o trabalho

Professora de inglês apresenta dicas para usar inteligência artificial do ChatGPT como aliada nos estudos e na carreira

Author Photo
8:25 am - 13 de abril de 2023
chabot, chatgpt, chat, conversa Foto: Shutterstock

Amada por muitos, temida por todos. Assim é a Inteligência Artificial. Desde que as falsas fotos do Papa Francisco vestido com um casaco estiloso viralizaram como se fossem imagens reais, o debate sobre o perigo ou relevância da IA ganhou proporções maiores. Afinal, mexeram com o papa, não é mesmo? Que a IA pode criar fake news, já entendemos, mas como tirar proveito profissional dessa tecnologia?

Bem popular nos últimos meses, o ChatGPT é uma inteligência artificial que, se utilizada com sabedoria, pode ajudar a aprimorar o seu inglês para o trabalho. E vou explicar como! Quem precisa aprender um vocabulário técnico, por exemplo, pode pedir ao ChatGPT sugestões de conteúdo em inglês relacionado à sua área de atuação e consumir esses conteúdos no dia a dia.

Leia também: 4 dicas para obter sucesso na entrevista de emprego em inglês

Quem for da área de design, por exemplo, pode pedir sugestões de onde encontrar bons conteúdos sobre UX design. Já fez esse teste? Com as sugestões apresentadas pela IA é possível descobrir vocabulários, termos técnicos e suas aplicações no dia a dia.

Outra dica importante sobre a grafia e a gramática. Se escreveu um texto em inglês e ficou com alguma dúvida, pensando se cometeu algum deslize, copie e cole seu texto no ChatGPT. Além de corrigir, o chat vai indicar o porquê do uso de algumas expressões, com explicações muito satisfatórias.

E, quem precisar treinar um discurso para uma entrevista de emprego também pode e deve usar a ferramenta. Como? Só pedir para o ChatGPT fazer perguntas comuns em entrevistas e determinar o foco que deseja: questões técnicas, comportamentais, hipotéticas etc.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Importante ressaltar algo básico, o ChatGPT é um chat, ou seja, uma conversa. Então, não se limite aos primeiros resultados das buscas, peça sempre mais, teste os limites da ferramenta. E, claro, você é parte importante desta conversa. É preciso associar seu conhecimento ao chat.

*Carla D’Elia é professora de inglês há mais de 20 anos, mestre em linguística aplicada pela Universidade de São Paulo e especialista em inglês para o trabalho

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.