Chatbots: o que são e por que eles importam?

Mastertech preparou um guia sobre a tecnologia do momento. Vem ver

Author Photo
9:44 am - 18 de setembro de 2018
Chatbots o que são e por que eles importam

Nos últimos dois anos, os chatbots ou assistentes virtuais movidos a tecnologia, tomaram o mundo. Segundo a Mastertech, que educa talentos para o futuro, no início, os chatbots eram apenas um serviço baseado em computador que poderia realizar várias tarefas de atendimento ao cliente.

Mas eles evoluíram e são mais do que isso. A ideia por trás do chatbot é que ele seja capaz de auxiliar as empresas em tarefas essenciais, desde marketing e recursos humanos até esforços de vendas. Apesar de sua evolução, no entanto, muitas empresas ainda não entenderam como os chatbots podem ser usados. Por isso, a Mastertech preparou um guia sobre o tema.

O que são chatbots?

Segundo a Mastertech, chatbots são programas de computador capazes de conduzir conversas por texto e comunicação auditiva. Os programas simulam como uma conversa humana poderia prosseguir. Os chatbots podem incluir texto, áudio e vídeo.

Embora chatbots também sejam robôs, não há presença física tridimensional equivalente à variedade sci-fi ou a robôs de fábrica. Em vez disso, o poder dos chatbots vem de scripts definidos (uma tecnologia conhecida como “regras”) ou de inteligência artificial.

Independentemente da sua fonte de energia, os bots podem executar uma grande variedade de tarefas sem ajuda humana. Siri e Alexa são exemplos  conhecidos de bots virtuais, mas você também encontra chatbots de atendimento ao cliente em uma janela de chat pop-up em sites de e-commerce, por exemplo.

Então, se você está fazendo uma reserva de hotel para este fim de semana, agendando o calendário da próxima semana ou enviando promoções personalizadas para seus clientes, os chatbots podem liberá-lo dessas tarefas rotineiras. Eles oferecem oportunidades praticamente ilimitadas para melhor e mais rápido atendimento ao cliente e para a rápida e fácil realização de tarefas.

De onde nasce um chatbot?

Um chatbot pode ser facilmente criado por meio de vários meios, pode ser construído por você mesmo, utilizando seu conhecimento de codificação, ou por alguém que pode construí-lo para você. Hoje, é mais fácil do que nunca adicionar um bot ao seu site, e muitas empresas por aí estão prontas para construir um excelente bot por menos do que você imagina.

O fator mais importante aqui é que os chatbots podem simular conversas humanas (texto ou áudio) com seus clientes. Graças à tecnologia que os capacita, os assistentes virtuais podem se comunicar em linguagem natural e até mesmo falar vários idiomas, às vezes sem perceber. Por causa de sua versatilidade, os chatbots foram integrados em uma variedade de modelos de negócios, permitindo que eles abordem muitos pontos antes problemáticos de gestão.

 

Por que os chatbots são tão importantes?

Os consumidores hoje estão usando aplicativos de mensagens de mídia social, como o Facebook Messenger, mais do que redes sociais. As empresas que querem ficar à frente da curva devem tomar nota, já que esses aplicativos de mensagens agora são o método de comunicação preferido, em vez de chamadas telefônicas, mensagens de texto e e-mails.

Em suma, você precisa concentrar seus esforços de marketing nas áreas do mundo digital em que seu público provavelmente estará. Hoje, essa área são os aplicativos de mensagens.

Chatbots e a era da personalização

Além de atuar como agentes pessoais em toda a empresa, os chatbots têm a capacidade de oferecer um nível de personalização que, até recentemente, apenas um ser humano poderia oferecer. Especificamente, as organizações agora têm a capacidade de adaptar os chatbots às suas necessidades comerciais específicas, a fim de:

  • Enviar textos em vários idiomas
  • Falar em vários idiomas
  • Usar sotaques diferentes com base na localização dos usuários
  • Enviar ofertas personalizadas com base no histórico de compras dos usuários
  • Atualizar agentes específicos em tempo real, permitindo que eles personalizem ainda mais seus esforços

Funções dos chatbots

Os chatbots podem assumir várias funções em uma organização. Desde ajudar você a fazer compras até atuar como sua secretária pessoal, um chatbot é o assistente virtual perfeito. Os bots podem realizar uma variedade de tarefas sincronizando-se com os aplicativos móveis e de computador dos usuários para:

  • Responder às perguntas e fornecer informações sobre praticamente qualquer assunto
  • Ajudar você a reservar voos, hotéis, refeições em restaurantes, viagens de trem e outros serviços
  • Comprar produtos para você on-line
  • Sincronizar com um eletrodoméstico para não precisar levantar um dedo

Além disso, eles atuam como seu executivo de marketing ou vendas. Não só os chatbots podem ajudá-lo a reduzir as trocas de e-mail, reuniões desnecessárias e várias pesquisas on-line, eles podem realmente atuar como seu executivo de marketing.

Isso significa a capacidade de realizar grandes tarefas de marketing, como enviar ofertas personalizadas para usuários de mídia social sob demanda e receber pedidos diretamente de plataformas e sites de mídia social. Os bots também podem ajudá-lo a comercializar seu produto ou serviço com mais agressividade, vendas cruzadas e produtos de upselling com base nos históricos de compras de seus usuários. E eles podem encaminhar clientes através do funil de vendas.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.