CET quer eliminar alertas de blitz e radar em apps

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) está aberta a parcerias com empresas de tecnologia para melhorar a mobilidade urbana. Isso inclui conversas com companhias como Waze e Google (por meio do aplicativo Maps), mas antes a CET tem um pedido: o fim de alertas de blitz policial e radares no Waze.

Segundo João Octaviano Machado Neto, presidente da companhia responsável pela gestão do trânsito da cidade, discussões com Google e Waze estão em andamento e o foco é unir sistemas de inteligência das empresas de tecnologias ao conhecimento sobre a densidades de vias geridas pela CET.

“Estamos em discussões intensas com Google e Waze. Se tem pessoas indo para o mesmo ponto, o Waze vai mandar no mesmo rota e, se não tem trânsito, vai acabar criando. Estou discutindo com o Waze para oferecermos densidade de vias e evitar que elas sejam saturadas. Eles querem dados da prefeitura e em contra-partida pedimos duas coisas: que tirem indicação de radares e das blitzes. essa é a discussão”, afirmou Neto, durante participação no Fórum Mobilidade, evento organizado pelas revistas Quatro Rodas e Superinteressante.

Mobilidade

Mobilidade urbana é um tema que desafia gestores públicos a cada dia, sobretudo em grandes cidades, como São Paulo. Na capital paulista, a CET diz estar de olho em novas tecnologias para lever inteligência ao gerenciamento de tráfego. Um projeto é a criação de um sistema de semáforos conectados.

Empresas de tecnologia têm entrado nessa discussão e trazido contribuições para a diminuição do trânsito. Exemplos não faltam: o Waze mostra as melhores rotas, com base no tempo estimado do trânsito; Uber e 99 apostam em “motoristas particulares” e compartilhamento de carros; o último tema também é o foco da Pegcar, marketplace de aluguel de carros entre pessoas. O modelo de negócios da Tembici busca ampliar o uso de bicicletas – um exemplo são as bikes do Itau, usadas em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago