CESAR anuncia investimento de R$ 1,6 milhão com foco em IA generativa
Valor será aplicado em estudos na área, além de apoiar iniciativas que buscam promover o debate ao redor dos avanços da tecnologia
O Centro de Inovação CESAR anunciou que investirá R$ 1,6 milhão em estudos aplicados dedicados à Inteligência Artificial generativa. O investimento é uma resposta ao acelerado desenvolvimento da tecnologia nos últimos anos, segundo a própria instituição.
Parte do investimento também será dedicado a promover eventos para instigar debates sobre IA generativa, workshops para o ecossistema e um prêmio chamado Criatividade com IA, cujos detalhes ainda serão anunciados. Cursos de extensão e de especialização na área também serão criados, assim como o desenvolvimento de experimentos internos e a produção de whitepapers e artigos científicos.
“Somos um grande laboratório de projetos que envolvem IA e temos pesquisadores de alto nível, por isso vimos urgência em nos debruçarmos sobre o tema, estudá-lo e propormos uma análise a respeito de como podemos lidar com o assunto”, diz Eduardo Peixoto, CEO do CESAR.
“Sabendo que haverá novas formas de desenvolver software, pretendemos ser uma instituição referência no ensino dessas novas abordagens e na formação dos profissionais do futuro. Para isso, vamos usar a nossa experiência para desenvolver metodologias para que outras empresas e instituições possam descobrir como mudar seus próprios negócios”, comenta.
Leia também: Ian Bremmer: ‘polarização e ódio nas democracias podem ficar ainda piores com a IA’
Peixoto conta que o CESAR vem conduzindo uma série de estudos e experimentos com o intuito de ajudar empresas a desenvolverem suas capacidades de adotar novas tecnologias. Para isso, diversas análises estão sendo feitas, como os impactos dessas inovações sob a produtividade no desenvolvimento de software em educação ou no design.
“Nosso objetivo é nos anteciparmos para ajudar na educação desta nova sociedade. Acreditamos que haverá esta grande mudança e que será necessário repensarmos muitos aspectos das nossas vidas”, avalia César França, head de conhecimento do CESAR.
Segundo França, o CESAR conta com uma equipe exclusiva e dedicada a estes estudos.
“Além delas, há diversas outras pessoas no CESAR nos prestando suporte também e estamos convidando todo o ecossistema do Porto Digital para contribuir conosco. O uso de IA no desenvolvimento de software é a nova grande revolução que viveremos, e o Centro espera ajudar empresas e a sociedade a extrair o que há de melhor nessa tecnologia”, acrescenta França.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!