Entre os muitos anúncios que a Nvidia fez durante a CES 2025 estava a Cosmos, plataforma de modelos de IA generativa, além de tokenizadores, proteções e processamento, cujo objetivo é permitir o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial física. Na prática isso significa criar aplicações de IA em veículos autônomos (AVs) e robôs, entre outros equipamentos do mundo real.
Segundo a empresa, o desenvolvimento de modelos de IA física é “caro e exige grandes quantidades de dados e testes no mundo real”. A Cosmos promete a desenvolvedores formas de gerar grandes quantidades de dados sintéticos baseados em física para treinar e avaliar modelos. Também criar modelos personalizados.
Os modelos da Cosmos devem estar disponíveis sob licença de modelo aberto. Os primeiros modelos já estão disponíveis no catálogo de APIs da NVIDIA. A família de modelos e estrutura de ajuste fino estão no catálogo do Nvidia NGC e no Hugging Face. Em breve, a empresa diz que os modelos Cosmos estarão disponíveis como microsserviços NIM otimizados.
“O momento do ChatGPT para a robótica está chegando. Assim como os grandes modelos de linguagem (LLMs), os World Foundation Models são fundamentais para o avanço do desenvolvimento de robôs e AVs, mas nem todos os desenvolvedores têm a experiência e os recursos para treinarem os seus próprios modelos”, diz em comunicado Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia.
A Nvidia diz garantir que o Cosmos foi desenvolvido seguindo os princípios de IA confiável da própria empresa, que supostamente priorizam privacidade, segurança, transparência e redução de “tendências indesejadas”. “A IA confiável é essencial para promover a inovação na comunidade de desenvolvedores e manter a confiança dos usuários”, diz a empresa, em comunicado.
Segundo a Nvidia, empresas automotivas e de robótica já estão usando a plataforma. A Waabi, por exemplo, empresa que trabalha com IA generativa em veículos autônomos, está avaliando o Cosmos para curadoria de dados e desenvolvimento e simulação de software de AV. A Wayve, por sua vez, especialista em direção autônoma, está avaliando o Cosmos como ferramenta para pesquisar cenários de direção.
A Uber é outra que fez uma parceria com a Nvidia para acelerar a mobilidade autônoma. Os conjuntos de dados de direção da empresa, combinados com recursos da plataforma da Nvidia, devem, segundo as partes, criar modelos de IA melhores e mais eficiente.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…
A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…
O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…
A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…
A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…
As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…