Cerca de 380 mil novos arquivos maliciosos foram encontrados por dia em 2021

Levantamento da Kaspersky mostra aumento de ataques contra Linux

Author Photo
4:08 pm - 11 de janeiro de 2022

Em 2021, a detecção da Kaspersky encontrou 380 mil novos arquivos maliciosos por dia, um crescimento de 20 mil novas descobertas diárias (ou 5,7%) em comparação ao ano anterior. O aumento, segundo o Boletim de Segurança da Kaspersky: Estatísticas do Ano, é um reflexo ao contínuo avanço no número de dispositivos em todo o mundo.

Tradicionalmente, a maioria das ameaças (91%) são WindowsPE — um formato de arquivo específico para sistemas operacionais Windows. Entretanto, no ano passado, cibercriminosos começaram a espalhar mais ameaças para o Linux, resultando em um crescimento de 57% no número de malware e softwares indesejados para esse sistema operacional.

 Além disso, 54% das ameaças detectadas eram trojans genéricos. Apesar de muitos tipos de malware terem apresentado declínio de volume em 2021, em comparação ao ano anterior, os trojans droppers cresceram 2,24% no mesmo períodoOutra ameaça que apresentou um aumento notável na detecção são os worms (117,5%), que são programas que podem se autorreplicar e se propagar de forma independente uma vez que violam o sistema.

“Nos últimos dois anos nossas vidas ficaram ainda mais digitais do que antes e isto ampliou as possibilidades de ataques / golpes online. Sabemos que esta realidade não mudará, pelo contrário, estaremos cada vez mais conectados. Por isso é crítico que empresas e pessoas saibam sobre as novas tendências do crime online para saberem se proteger com eficiência contras quaisquer ameaças que surjam”, destaca Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

As recomendações da Kaspersky para as empresas são:

  • Manter todos os softwares atualizados para prevenir invasões na rede que exploram vulnerabilidades nos programas.
  • Criar uma política de senhas fortes para os serviços corporativos. Usar a autenticação multifator para serviços remotos.
  • Utilizar soluções de segurança que permitam uma estratégia de proteção e reação proativa para poder detectar e remediar até mesmo novos e evasivos ataques.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.