CEOs brasileiros lideram busca para transformação digital sustentável

Segundo Google Cloud, líderes no Brasil registram maior percentual global com planos para priorizar uso de energia renovável

Author Photo
3:25 pm - 29 de junho de 2022
Imagem: Shutterstock

Os CEOs brasileiros estão prontos para financiar e liderar uma transformação digital sustentável, destacou pesquisa global do Google Cloud, realizada em conjunto com a The Harris Poll. O estudo divulgado essa semana buscou entender como executivos C-level enxergam a transformação de seus negócios por meio da sustentabilidade como prioridade para investimentos em 2022.

Segundo o relatório, 67% das organizações no Brasil priorizam planos para reduzir o uso de energia ou migrar para energia renovável, o maior percentual registrado globalmente. Na França, apenas 55% dos executivos têm essa prioridade.

Ainda de acordo com o estudo, 24% dos executivos do Brasil concordam que sua organização está implementando ativamente três iniciativas de sustentabilidade, ao passo que na Austrália este índice é de apenas 16%.

Leia também: Sustentabilidade: ‘foto do Brasil é boa, o filme é ruim’

No Brasil, 72% das organizações consideram a otimização das experiências do cliente uma prioridade para a organização. Já no México, este índice é de 58% e em Singapura de 64%.

Soluções de descarbonização

Tendo em vista esses resultados, a divisão de nuvem da Alphabet apresentou soluções que prometem ajudar organizações a reduzir o impacto ambiental das operações através da adoção de computação em nuvem. O pacote Carbon Sense, por exemplo, promete aos clientes funções personalizadas de gerenciamento de identidade e acesso (IAM, na sigla em inglês) para visualização da pegada de carbono. Com isso, mesmo aqueles que não tenham conhecimentos técnicos, conseguem visualizar o painel da pegada de carbono, facilitando o acesso das equipes de sustentabilidade ou o desenvolvimento de relatórios para serem compartilhados dentro da empresa.

Outra ferramenta é o chamado “modo de baixo carbono”. Com ela, o Google explica que administradores e arquitetos de nuvem conseguem transferir rapidamente os dados que armazenam para regiões que usam menos carbono dentro da infraestrutura do Google Cloud.

Outro recurso apresentado é o relatório de pegada de carbono para o Google Workspace, que mostrará as emissões brutas e impacto do uso das ferramentas do Google Workspace, além de filtrar por um período de tempo escolhido, como por exemplo mês, trimestre ou ano.

O Google Cloud também anunciou que o Google Earth Engine agora está disponível para todos os clientes. A ferramenta permite que as organizações, tanto empresas como setor público, aliem a computação em nuvem, a imagens de satélite e IA para descarbonizar suas operações.

Para dar visibilidade a parceiras com boas práticas em sustentabilidade, o Google Cloud criou um hub de soluções em seu marketplace. Foi criada a designação de sustentabilidade “Google Cloud Ready”, que visa facilitar para os clientes identificar soluções de parceiros verificadas pelo Google Cloud.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.