CEO da Nvidia ‘cozinha’ placa gráfica antes de inaugurar conferência GTC deste ano

Em vídeo no YouTube, Jensen Huang decidiu preparar a 'maior placa gráfica do mundo'. Conferência digital inicia nesta quinta-feira

Author Photo
1:40 pm - 13 de maio de 2020

A conferência GTC 2020 da Nvidia chegará ao YouTube nesta quinta-feira (14) e, para gerar certo nível de ansiedade, o CEO Jensen Huang decidiu preparar a ‘maior placa gráfica do mundo’ diretamente em sua cozinha em um vídeo não listado no canal da companhia .

Enquanto assar placas gráficas no forno é realmente uma maneira de potencialmente salvar o seu hardware que está acabando, a GPU de Huang é uma provocação apetitosa para a arquitetura gráfica “Ampere” da Nvidia, que deve ser anunciada durante o evento. Esperávamos que a revelação se manifestasse na forma de uma enorme GPU de data center, e a porção extra grande de Huang realmente se parece com o “DGX A100”. DGX é a marca das workstations gráficas alimentadas com a placa Tesla da Nvidia, e a Nvidia recentemente registrou uma marca comercial para “DGX A100”.

Esperamos ver as placas gráficas GeForce para consumidores Ampere ainda este ano, alimentadas pela mesma tecnologia gráfica subjacente das GPUs Tesla dentro do DGX A100.

A Nvidia não divulgou nada sobre suas GPUs de última geração além deste vídeo e uma chamada atrevida para “Get Amped” para o keynote digital do GTC 2020.

Esperamos que a Ampere dê um salto para o transistor de 7 nm que ajudou as GPUs “Navi” Radeon da AMD a um enorme aumento na eficiência de energia. Depois de perder a corrida de 7 nm para a AMD, a Nvidia deve estar animada para dar o melhor de si antes de a Radeon lançar mais GPUs “Big Navi” mais poderosas ainda este ano.

Tanto o Big Navi quanto os consoles PlayStation 5 e Xbox Series X, que serão lançados no final deste ano, serão desenvolvidos com a tecnologia gráfica RDNA 2 da AMD, trazendo recursos de ray tracing para a linha Radeon pela primeira vez. A Nvidia (com a Microsoft) colocou o ray tracing no mapa, por isso esperamos que a empresa ultracompetitiva lute com unhas e dentes com seu hardware. Os rumores atuais sugerem que o hardware de próxima geração da Nvidia incluirá um aumento considerável no desempenho do ray tracing em tempo real.

Dedos cruzados para as novas GPUs da GeForce para melhorar a velocidade de renderização tradicional também. Apesar de introduzir o ray tracing às massas, a série GeForce RTX 20 se viu abalada pela controvérsia, pois a maioria das placas gráficas de consumo não era mais rápida que seus antecessores da série GTX 10 em jogos tradicionais (leia-se: 99% dos jogos) pelo mesmo preço. Meses depois, o RTX “Super” atualiza a situação, e o DLSS 2.0, amplamente aprimorado da Nvidia, também está disparando em todos os cilindros.

Felizmente, a Nvidia aprendeu sua lição depois que a série RTX 20 teve um início de vendas mais lento do que o esperado. Mesmo na forma de data center, mal podemos esperar para ver o que vem a seguir na quinta-feira.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.