CEO da Microsoft quer reinventar a forma como usamos computadores

Author Photo
6:02 pm - 10 de novembro de 2015
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, está trabalhando para estender a computação pessoal para além dos limites atuais. Durante o evento Future Decoded, promovido pela fabricante, na Europa, Nadella disse que a Microsoft pretende reinventar as interações entre pessoas e dispositivos.

Isso não quer dizer que teclados, mouses e telas touchscreen vão deixar de existir. No entanto, eles serão acompanhados de novos tipos de tecnologias.

Para ele, as interações eletrônicas em geral vão se tornar muito mais ricas. Um exemplo é o HoloLens, headset de realidade aumentada da Microsoft que interpreta um ambiente do mundo real e sobrepõe texto, imagens ou vídeo. A ideia é fornecer novos caminhos para pessoas interagirem com a informação digital e seus ambientes simultaneamente.

A realidade aumentada e a realidade virtual têm o potencial de gerar um novo e importante tipo de computação em nossas vidas. Palmer Luckey, que fundou o Oculus VR, comprado posteriormente pelo Facebook, acredita que nos próximos anos a engrenagem de realidade virtual e aumentada irá se deslocar para smartphones.

Desde que Nadella assumiu a empresa com sede em Washington Redmond, em fevereiro de 2014, a Microsoft passou a posicionar sua estratégia em novas áreas de produtos, incluindo seu primeiro wearable chamado Microsoft Band e seu primeiro laptop, o Surface. “Essas novidades falam pela visão que temos de mudar os computadores, mas também inventar novos computadores pessoais”, afirmou.

A Microsoft também está repensando a comunicação por meio aprendizado de máquina, com o Cortona, e inteligência artificial. Nadella disse que espera que a tecnologia pode ser mais amplamente utilizada. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.